Ao mesmo tempo em que prepara o relançamento de sua marca e a estreia de um novo logotipo, a Kia também planeja tocar importantes projetos no segmento militar. Em anúncio recente, a empresa confirmou que desenvolverá para o governo da Coreia do Sul veículos, motores e tecnologias exclusivas neste setor. Os trabalhos serão iniciados em 2021 e devem gerar os primeiros resultados em 2024.

O objetivo é modernizar o aparato e substituir toda a frota atual usada pelas forças armadas do país. Entre os principais projetos, destaque um motor turbodiesel com 7 litros de deslocamento e alto torque, uma transmissão automática, monitor de visão panorâmica e dispositivos de navegação por satélite. Haverá ainda uma plataforma padrão para veículos entre 2,5 e 5 toneladas, incluindo blindados.

Galeria: Kia - Veículos Militares

A Kia também promete explorar tecnologias de célula de combustível de hidrogênio, dispositivos de direção autônoma e sistemas elétricos de propulsão. Outra novidade diz respeito ao projeto de um veículo off-road baseado no chassi do SUV Mohave, que poderá ser usado também em aplicações não-militares. Protótipos serão colocados em campo a partir de 2021 e a ideia é que o know-how adquirido seja aplicado nos produtos civis da marca.

A atuação da Kia no setor de veículos militares não é novidade. A empresa começou a produzir veículos do tipo no final dos anos 1970 para militares coreanos e estrangeiros, criando o primeiro veículo tático multifuncional da Coréia. Ao todo já foram produzidos mais de 140 mil unidades - incluindo 9 tipos de modelos diferentes, com inúmeras variantes.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com