Após oito meses consecutivos com queda nas vendas, o mercado alemão reagiu em setembro. Foram comercializados 265.227 veículos novos, 8,4% a mais do que no mesmo período de 2019. O acumulado de 2020, no entanto, ainda preocupa: de acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, as 2.041.831 unidades ainda mostram uma retração de quase 26%.
As projeções de especialistas ainda apontam que 2020 deverá ser o pior ano desde 1985. Por montadoras, apenas a Ford (18.696), 4ª, e a Opel (13.388), 7ª, tiveram resultados negativos no top 10. Vice-líder, a Mercedes-Benz (27.360) completou cinco meses seguidos com mais de 10% de participação de mercado. Destaque também para a Renault (12.115) e para a Seat (11.717), ambas com avanços acima dos 58%.
Após dois meses seguidos em alta, o líder VW Golf (11.681) perdeu fôlego (-24,5%) – já será o efeito da chegada do ID.3? – e viu cair para pouco mais de 5 mil unidades a sua vantagem sobre o destaque do mês. Líder de vendas no Reino Unido no mês passado, o novo Opel Corsa (6.146) conquistou os alemães e atingiu uma posição da qual estava longe há exatos dois anos.
O mês também foi extremamente positivo para o VW Passat (5.443), que praticamente dobrou as vendas de 2019, e para o Mercedes GLC (4.327), em 8º, o carro mais vendido da marca pelo 2º mês seguido. Após seis meses no top 10, a van Fiat Ducato (3.261) caiu para a 17ª posição. Destaque negativo para o VW Polo (2.907), que ficou fora do top 20.
POS. | MODELO | SET.20 | % MERCADO 2020 | SET.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW GOLF | 11.681 | 4,4% | 15.464 | 6,3% | -24,5% |
2º | OPEL CORSA | 6.146 | 2,3% | 5.023 | 2,1% | 22,4% |
3º | VW PASSAT | 5.443 | 2,1% | 2.786 | 1,1% | 95,4% |
4º | SKODA OCTAVIA | 5.333 | 2,0% | 3.604 | 1,5% | 48,0% |
5º | SEAT LEON | 5.062 | 1,9% | 1.614 | 0,7% | 213,6% |
6º | MINI | 4.780 | 1,8% | 4.565 | 1,9% | 4,7% |
7º | FIAT 500 | 4.585 | 1,7% | 4.237 | 1,7% | 8,2% |
8º | MERCEDES GLC | 4.327 | 1,6% | 3.558 | 1,5% | 21,6% |
9º | FORD FOCUS | 4.240 | 1,6% | 5.126 | 2,1% | -17,3% |
10º | VW TIGUAN | 4.135 | 1,6% | 5.178 | 2,1% | -20,1% |
11º | MERCEDES CLASSE A | 3.830 | 1,4% | 3.966 | 1,6% | -3,4% |
12º | FORD KUGA | 3.706 | 1,4% | 2.324 | 1,0% | 59,5% |
13º | RENAULT ZOE | 3.603 | 1,4% | 634 | 0,3% | 468,3% |
14º | MERCEDES CLASSE E | 3.394 | 1,3% | 4.080 | 1,7% | -16,8% |
15º | VW T-ROC | 3.388 | 1,3% | 2.914 | 1,2% | 16,3% |
16º | MERCEDES CLASSE C | 3.311 | 1,2% | 5.021 | 2,1% | -34,1% |
17º | FIAT DUCATO | 3.261 | 1,2% | 1.105 | 0,5% | 195,1% |
18º | HYUNDAI KONA | 3.116 | 1,2% | 2.140 | 0,9% | 45,6% |
19º | HYUNDAI I20 | 3.090 | 1,2% | 1.592 | 0,7% | 94,1% |
20º | BMW SÉRIE 1 | 3.033 | 1,1% | 1.394 | 0,6% | 117,6% |
21º | FORD FIESTA | 2.954 | 1,1% | 2.642 | 1,1% | 11,8% |
22º | VW POLO | 2.907 | 1,1% | 2.623 | 1,1% | 10,8% |
23º | BMW SÉRIE 2 | 2.800 | 1,1% | 2.794 | 1,1% | 0,2% |
24º | TESLA MODEL3 | 2.776 | 1,0% | 1.516 | 0,6% | 83,1% |
25º | AUDI A4 | 2.751 | 1,0% | 2.075 | 0,8% | 32,6% |
26º | BMW SÉRIE 5 | 2.731 | 1,0% | 2.670 | 1,1% | 2,3% |
27º | OPEL ASTRA | 2.690 | 1,0% | 3.743 | 1,5% | -28,1% |
28º | KIA CEED | 2.643 | 1,0% | 1.840 | 0,8% | 43,6% |
29º | BMW SÉRIE 3 | 2.625 | 1,0% | 3.154 | 1,3% | -16,8% |
30º | RENAULT CAPTUR | 2.539 | 1,0% | 1.471 | 0,6% | 72,6% |
31º | BMW X3 | 2.434 | 0,9% | 2.576 | 1,1% | -5,5% |
32º | SKODA KAROQ | 2.402 | 0,9% | 1.852 | 0,8% | 29,7% |
33º | TOYOTA YARIS | 2.328 | 0,9% | 1.876 | 0,8% | 24,1% |
34º | FORD PUMA | 2.295 | 0,9% | - | - | - |
35º | VW UP | 2.275 | 0,9% | 1.179 | 0,5% | 93,0% |
36º | VW CADDY | 2.258 | 0,9% | 1.832 | 0,7% | 23,3% |
37º | AUDI Q5 | 2.237 | 0,8% | 1.281 | 0,5% | 74,6% |
38º | SKODA FABIA | 2.234 | 0,8% | 2.982 | 1,2% | -25,1% |
39º | HYUNDAI I30 | 2.218 | 0,8% | 2.417 | 1,0% | -8,2% |
40º | SEAT ATECA | 2.187 | 0,8% | 1.483 | 0,6% | 47,5% |
41º | AUDI A6 | 2.163 | 0,8% | 1.767 | 0,7% | 22,4% |
42º | SKODA SUPERB | 2.163 | 0,8% | 1.608 | 0,7% | 34,5% |
43º | VW TRANSPORTER | 2.133 | 0,8% | 1.911 | 0,8% | 11,6% |
44º | AUDI A3 | 2.097 | 0,8% | 1.734 | 0,7% | 20,9% |
45º | MERCEDES CLASSE B | 2.067 | 0,8% | 2.623 | 1,1% | -21,2% |
46º | OPEL CROSSLAND X | 2.022 | 0,8% | 1.767 | 0,7% | 14,4% |
47º | RENAULT CLIO | 2.018 | 0,8% | 1.757 | 0,7% | 14,9% |
48º | AUDI Q3 | 2.006 | 0,8% | 972 | 0,4% | 106,4% |
49º | MERCEDES CLA | 2.002 | 0,8% | 1.949 | 0,8% | 2,7% |
50º | SEAT ARONA | 2.001 | 0,8% | 1.278 | 0,5% | 56,6% |
POS. | MARCA | SET.20 | % MERCADO 2020 | SET.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW | 40.398 | 15,2% | 39.750 | 16,2% | 1,6% |
2º | MERCEDES-BENZ | 27.360 | 10,3% | 26.853 | 11,0% | 1,9% |
3º | BMW | 20.267 | 7,6% | 19.881 | 8,1% | 1,9% |
4º | FORD | 18.696 | 7,0% | 18.853 | 7,7% | -0,8% |
5º | SKODA | 18.152 | 6,8% | 14.004 | 5,7% | 29,6% |
6º | AUDI | 16.247 | 6,1% | 11.412 | 4,7% | 42,4% |
7º | OPEL | 13.388 | 5,0% | 18.488 | 7,6% | -27,6% |
8º | RENAULT | 12.115 | 4,6% | 7.648 | 3,1% | 58,4% |
9º | HYUNDAI | 11.744 | 4,4% | 11.676 | 4,8% | 0,6% |
10º | SEAT | 11.717 | 4,4% | 6.848 | 2,8% | 71,1% |
11º | FIAT | 9.037 | 3,4% | 7.130 | 2,9% | 26,7% |
12º | TOYOTA | 7.796 | 2,9% | 6.856 | 2,8% | 13,7% |
13º | KIA | 6.899 | 2,6% | 5.552 | 2,3% | 24,3% |
14º | PEUGEOT | 5.247 | 2,0% | 3.855 | 1,6% | 36,1% |
15º | MINI | 4.780 | 1,8% | 4.565 | 1,9% | 4,7% |
16º | MAZDA | 4.779 | 1,8% | 6.350 | 2,6% | -24,7% |
17º | CITROËN | 4.512 | 1,7% | 3.679 | 1,5% | 22,6% |
18º | VOLVO | 3.773 | 1,4% | 3.998 | 1,6% | -5,6% |
19º | DACIA | 3.745 | 1,4% | 2.744 | 1,1% | 36,5% |
20º | NISSAN | 3.628 | 1,4% | 3.154 | 1,3% | 15,0% |
... | ... | ... | ... |
| ... | |
| TOTAL | 265.227 | 100,0% | 244.622 | 100,0% | 8,4% |
| ACUMULADO | 2.041.831 | 100,0% | 2.740.158 | 100,0% | -25,5% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Fotos: divulgação