Apesar de não serem projetadas especificamente para fazer curvas, picapes devem apresentar níveis de segurança adequados para proteção dos ocupantes nas mais diversas condições de uso. Nesse sentido, o famoso teste do alce é considerado um dos mais rigorosos do mundo na avaliação de performance veicular em desvios bruscos de rota. A Mitsubishi L200 Triton foi a mais recente camionete colocada à prova e alcançou resultado mediano.

Segundo o canal espanhol Km77, que promove o testes, o desempenho não foi exatamente bom, mas considerando satisfatório para uma picape de porte médio, pesada e com altura elevada em relação ao solo. A sensação ao volante foi de relativo controle, apesar do grande balanço da carroceria. Na comparação com alguns automóveis de passeio, a L200 se mostrou até mesmo superior em alguns quesitos.

Galeria: Nova Mitsubishi L200 2020 - Europa

A prova, não custa lembrar, avalia o comportamento do veículo em manobras rápidas e tem como objetivo verificar a capacidade do veículo de desviar de obstáculos repentinos com segurança - como um alce atravessando a estrada, por exemplo. Os testes são realizados com desvios bruscos de rota em velocidades graduais, de modo a levar a suspensão ao limite com a transferência de peso do carro de um lado para o outro.

A velocidade padrão para testes é 77 km/h, mas no caso da L200 o melhor resultado só foi obtido a 69 km/h - condição em que a picape cumpriu a manobra sem derrubar nenhum cone. Resultado parecido foi alcançado recentemente pelo Volkswagen Golf, que também teve sua melhor performance obtida aos 69 km/h.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com