Depois do modelo GTI e, mais recentemente, da versão GTI Clubsport, a Volkswagen se programa para apresentar ao público o aguardado Golf R de nova geração. Antecipada por meio de flagras, projeções e, agora, teaser oficial, a novidade será revelada no próximo dia 4 de novembro e continuará apostando forte nos quesitos desempenho e design.

Nesse último ponto, a receita seguida pela atual geração será aperfeiçoada. Ou seja, os apetrechos exclusivos na composição do visual serão atualizados e novos recursos serão incorporados. É o caso da iluminação em LED na grade frontal, no mesmo esquema do SUV Taos, apresentado recentemente. Haverá ainda para-choques próprios, rodas e inéditas e cores mais chamativas.

Galeria: Volkswagen Golf R 2021 - Novos flagras

Em termos de performance, a própria VW vem fazendo propaganda e criando bastante expectativa. Em entrevistas, Jost Capito, chefe da área de desempenho damarca, afirmou que o novo Golf R será "fantástico" e que vem sendo chamado internamente de "o rei da performance". Sob o capô, o motor 2.0 TSI receberá ajustes para alcançar cerca de 333 cv - salto importante sobre os 310 cv do modelo atual.

Há planos também para uma versão ainda mais forte, batizada de R Plus, que seria vendida de forma limitada com algo em torno de 400 cv para encarar Mercedes-AMG A45 e Audi RS3 Sportback. Neste caso, porém, o projeto ainda aguarda luz verde para ser desenvolvido.

Para o Brasil, a expectativa de termos o Golf 8 está intimamente relacionada ao esportivo eletrificado GTE, única versão do hatch oferecida por aqui, ainda na geração anterior. A previsão é que a estreia local aconteça em 2021, somente como importado e de vendas restritas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com