Apesar do lançamento recente da reestilização, a Peugeot já trabalha no desenvolvimento da próxima geração do crossover 3008. A atual linhagem está à venda no mercado internacional desde 2016 e deve ser substituída por um modelo completamente novo por volta de 2022 ou 2023. Detalhes ainda são limitados, mas tudo indica que a pegada cupê da carroceria será um dos grandes destaques da nova encarnação.

O novo estilo foi antecipado recentemente por projeção gentilmente cedida pelo site Motor.es e confirma o direcionamento da Peugeot em relação às tendências do segmento. A ideia será explorar ainda mais o lado emocional e atrair uma parcela mais jovem do público. Outra novidade será o logotipo remodelado da marca, que estreará em breve junto com a nova geração do 308.

Galeria: Peugeot 3008 2021

A mudança no formato da carroceria poderá prejudicar o espaço traseiro e a versatilidade dos bancos - consequência direta do caimento específico do teto - mas os ganhos estéticos certamente devem compensar. Além disso, o cliente que desejar maior oferta de espaço e praticidade poderá optar pelo 5008, posicionado um degrau acima como carroceria de proposta mais familiar e com espaço para até 7 ocupantes.

Mecanicamente, o destaque ficará por conta da plataforma modular EMP2 em versão atualizada V4. A arquitetura continuará com suporte para motores tradicionais a gasolina e diesel, mas terá como diferencial o fato de ofertar compatibilidade extra para sistemas eletrificados. Nesse sentido, são aguardadas versões híbridas (que já existem, mas devem ser melhoradas) e até uma totalmente elétrica, a exemplo do que já acontece com os compactos 208 e 2008.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com