A Nissan faz os preparativos finais para lançar o novo Versa 2021 no Brasil. A nova geração do sedã era para ter chegado ao país em junho, mas a pandemia atrasou os planos e a estreia ficou para novembro. Se antes a marca japonesa rodava com os carros camuflados, agora já não se preocupa mais em esconder seus detalhes - como o interior de cor clara fotografado pelo leitor Diego Tribst, que surpreendeu um comboio da marca numa parada de estrada no interior de São Paulo. 

Quando avaliamos o modelo no começo do ano, no México, de onde virá importado, uma das qualidades que notamos foi o nível de acabamento bem superior ao do Versa antigo (agora rebatizado como V-Drive para atuar numa faixa inferior do mercado). O interior revestido na cor bege reforça o refinamento, o que pelo visto se repetirá por aqui. A versão flagrada aparenta ser a topo de linha Platinum, equivalente à antiga SL, que tem como destaque a oferta de itens de segurança como alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, aviso de colisão frontal com frenagem automática de emergência e câmera 360 graus para manobras. 

Flagra Nissan Versa 2020 Brasil
Flagra Nissan Versa 2020 Brasil

De acordo com apuração do nosso colega Renato Maia, do Canal Falando de Carro, o novo Versa 2021 também receberá um equipamento exclusivo no Brasil: carregador de celular wireless, de fornecedor nacional (será instalado no carro após a importação do México). Mas, ao menos nas unidades flagradas agora, não observamos a presença do item. 

Pelo que se sabe até o momento, o novo Versa 2021 será vendido no Brasil em quatro versões: Advance com câmbio manual, Advance CVT, Exclusive CVT e Platinum CVT. O motor será sempre o 1.6 16V flex de 118 cv e 15,2 kgfm, uma evolução do usado no Kicks nacional. A versão manual terá 5 marchas e a automática usará a conhecida caixa CVT da Nissan com simulação de 6 marchas, a mesma do Kicks. 

Galeria: Flagra: Novo Nissan 2020 no Brasil sem camuflagem

Por falar no SUV, o novo Versa é praticamente uma versão sedã dele. Isso vale tanto para o estilo quanto para o interior e o jeito de andar. Eles compartilham diversos componentes, como cluster (com tela TFT de 7" na versão de topo), volante, manoplas, comandos do ar-condicionado e central multimídia de 7" com Apple Carplay e Android Auto. Em movimento, a grande evolução em relação à geração anterior se deu no conforto, com uma suspensão mais macia e menor nível de ruído, além da dirigibilidade mais precisa, com uma direção mais comunicativa e menor balanço da carroceria em curvas e velocidades elevadas. 

O novo Versa vai atuar acima do rebatizado V-Drive, ocupando também uma fatia do atual Sentra. É que enquanto o segmento dos sedãs médios segue ladeira abaixo, o dos compactos "crescidinhos", como Chevrolet Onix Plus e VW Virtus, ainda tem números expressivos. E a Nissan garante que vir do México não será um impeditivo para o Versa ter bom volume de vendas por aqui. Preços deverão ficar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. 

Fotos: Diego Tribst  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com