Em agosto ela já havia sido o 2º veículo mais emplacado no Brasil. Em setembro, foi além: com 11.873 unidades, 82% a mais do que há um ano, a Fiat Strada assumiu o topo geral do mercado nacional, algo que havia acontecido pela última vez em março de 2015 (9.945), e chegou a quase 80% de participação entre as picapes pequenas.

Este foi o melhor desempenho da Strada desde dezembro de 2014 (13.343). Apesar de expressivo, foi apenas o 13º mais forte. Entre dezembro de 2010 e dezembro de 2014, a picape superou os 11,9 mil emplacamentos por 12 vezes, 10 das quais somente em 2014, ano em que superou os 150 mil emplacamentos.

Fiat Strada Opening Edition

O excelente desempenho da representante da Fiat impulsionou sozinho o crescimento do segmento em quase 28%. Adversária mais próxima da líder, a VW Saveiro registrou quase quatro vezes menos (3.050). Lanterna, a Chevrolet Montana foi ainda pior, com apenas 320 unidades (-72,2%).

Na faixa superior, a Fiat Toro (5.580) teve seu mês mais forte no ano e manteve quase 1/3 de participação de mercado. Apesar de recém-reestilizada, a Chevrolet S10 (3.149) não conseguiu superar a Toyota Hilux (3.578), ambas também com melhores momentos em 2020. A Ford Ranger (1.685), que vinha sendo destaque nos últimos meses, não acompanhou o ritmo das rivais.

O grande destaque ficou por conta da nova Mitsubishi L200 (1.087), que registrou um incremento de quase 50% nas vendas e deixou a VW Amarok (841) fora do top 5 e mais próxima da Nissan Frontier (693). Mesmo praticamente dobrando os números de agosto, a Renault Duster Oroch sequer chegou somente a 600 unidades (535).

 

Picapes Pequenas 

POS. 

MODELO 

SET/20 

AGO/20 

SET/19 

% SET 20 

% AGO 20 

VARIAÇÃO SET/AGO 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

FIAT STRADA 

11873 

8690 

6522 

77,89% 

68,21% 

36,63% 

82,05% 

2º 

VW SAVEIRO 

3050 

3197 

4247 

20,01% 

25,09% 

-4,60% 

-28,18% 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

320 

853 

1152 

2,10% 

6,70% 

-62,49% 

-72,22% 

  

  

15243 

12740 

11921 

100,00% 

100,00% 

19,65% 

27,87% 

Picapes Médias / Grandes 

POS. 

MODELO 

SET/20 

AGO/20 

SET/19 

% SET 20 

% AGO 20 

VARIAÇÃO SET/AGO 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

FIAT TORO 

5580 

4824 

5696 

32,40% 

35,34% 

15,67% 

-2,04% 

2º 

TOYOTA HILUX 

3578 

2690 

3187 

20,78% 

19,71% 

33,01% 

12,27% 

3º 

CHEVROLET S10 

3149 

2063 

2957 

18,28% 

15,11% 

52,64% 

6,49% 

4º 

FORD RANGER 

1685 

1279 

2107 

9,78% 

9,37% 

31,74% 

-20,03% 

5º 

MITSUBISHI L200 

1087 

927 

737 

6,31% 

6,79% 

17,26% 

47,49% 

6º 

VW AMAROK 

841 

944 

1787 

4,88% 

6,92% 

-10,91% 

-52,94% 

7º 

NISSAN FRONTIER 

693 

561 

841 

4,02% 

4,11% 

23,53% 

-17,60% 

8º 

RENAULT DUSTER OROCH 

535 

271 

1290 

3,11% 

1,99% 

97,42% 

-58,53% 

9º 

EFFA V21 

36 

35 

18 

0,21% 

0,26% 

2,86% 

100,00% 

10º 

RAM 2500 

22 

40 

0,13% 

0,29% 

-45,00% 

11º 

EFFA V22 

16 

15 

11 

0,09% 

0,11% 

6,67% 

45,45% 

  

  

17222 

13649 

18631 

100,00% 

100,00% 

26,18% 

-7,56% 

Fonte: Fenabrave

Fotos: Motor1.com e divulgação

Galeria: Fiat Toro 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com