Pensados inicialmente para as cidades, os carros elétricos têm sua autonomia e dados de eficiência divulgados com foco principalmente no uso urbano. Mas como fica a eficiência quando aceleramos 100% do tempo na rodovia? O canal Battery Life teve a oportunidade de verificar a autonomia da versão de pré-produção do Volkswagen ID.3 Pro S topo de linha com uma bateria de 77 kWh.

Trata-se de um teste bem interessante e que desperta a dúvida em muitas pessoas que têm interesse em carros elétricos para rodar além da cidade. O carro avaliado pelo canal tem autonomia oficial de 550 km com uma carga, em comparação com os 420 km da versão que está sendo vendido atualmente, que tem bateria de 58 kWh efetivos. 

Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir

Nesse teste de autonomia, o ID.3 mais equipado foi conduzido a 130 km/h nominais, mas a velocidade média real foi um pouco menor - vale mencionar que este ID.3 Pro S estava equipado com rodas aro 18" e pneus de inverno. 

Resultados:

  • velocidade média de 119 km/h (74 mph)
  • distância de 351 km + 3% SOC estimado em 9 km 
  • autonomia total de aproximadamente 360 ​​km 
  • consumo médio de energia: 20,5 kWh/100 km ou 205 Wh/km

Na prática, a autonomia do elétrico ID.3 rodando a cerca de 120 km/h na estrada corresponde a 2/3 do total para o qual o carro está homologado. Trazendo isso para a realidade brasileira, seria possível percorrer 360 km nas melhores rodovias do país, onde o limite permitido é de 120 km/h, ou alguns quilômetros a mais nas demais pistas, rodando a 100 ou 110 km/h. 

De acordo com a publicação, curiosamente são números de eficiência próximos ao da versão com bateria menor (58 kWh) ID.3 1ST rodando na mesma velocidade. Mesmo assim, pode-se dizer que é um bom resultado. Aqueles que esperam eficiência um pouco melhor poderão usar rodas menores e experimentar pneus com menor atrito.

No vídeo abaixo (em inglês), tem mais detalhes sobre o teste, além das informações sobre o desempenho e eficiência durante a viagem.