Depois de uma apresentação prévia realizada em meados de setembro, a BMW oficializa nesta semana a estreia do Série 1 em versão esportiva 128ti. Posicionada abaixo do tradicional M135i em termos de esportividade, a novidade tem detalhes exclusivos na composição do design e motor 2.0 turbo calibrado para entregar 265 cv (contra 306 cv do modelo preparado pela M).

A tração é sempre dianteira (para desgosto dos puristas), mas a BMW implementou atualizações importantes para garantir máximo desempenho - algumas emprestadas do próprio M135i xDrive. A lista inclui barras estabilizadoras e suportes mais firmes, freios M Sport, suspensão rebaixada em 10 milímetros e diferencial de deslizamento limitado Torsen. O câmbio é sempre automático de 8 marchas.

Galeria: BMW 128ti 2021

Segundo dados de fábrica, os 265 cv e 40,8 kgfm de torque garantem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Durante a performance, o motorista ouvirá do motor um ruído artificial que, segundo a BMW, garantirá "experiência auditiva emocionante e esportiva". Talvez não seja a solução mais apreciada pelos consumidores mais tradicionais, mas estamos falando do primeiro hot hatch FWD da BMW.

Do ponto de vista estético, as novidades incluem pacote aerodinâmico exclusivo, para-choque frontal com formato mais agressivo, inserções por toda a carroceria na cor vermelha, grade frontal e retrovisores em preto brilhante, entre outros. Há ainda adesivos "ti" com padronagem retrô, rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo e faróis com máscara negra. Opcionalmente, a BMW oferece pneus Michelin Pilot Sport e rodas de 19 polegadas. 

Na Europa, o novo 128ti estará disponível a partir do próximo mês com preço inicial de € 41.574 (cerca de R$ 272.483 numa conversão direta).

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com