Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Renault para este segundo semestre, o tão falado SUV Kiger, derivado do Kwid, não será revelado dentro do cronograma previsto. Conforme explica a imprensa da Índia (país onde o modelo está sendo desenvolvido), a estreia até então programada para outubro atrasou e só deverá acontecer de fato em 2021.

O adiamento foi motivado especialmente por problemas identificados na cadeia de fornecedores da marca no país, ainda decorrentes da suspensão das atividades industriais ocasionada pela pandemia. Diretor executivo local da empresa, Venkatram Mamillapalle afirmou que trabalha para reverter a situação e que dialoga com parceiros há pelo menos 20 dias em busca de soluções.

Galeria: Flagra: Renault Kiger e Nissan Magnite

Identificado internamente pelo codinome HBC, o Kiger será o menor dos SUVs da Renault. Tomará como base a plataforma CMF-A do Kwid e chegará ao mercado com comprimento limitado aos 4 metros (característica que rende vantagens tributárias na Índia). Em termos de porte, será mais robusto e encorpado na comparação com o hatch, além de contar com rodas maiores e alguns centímetros a mais na largura.

Visualmente, a dianteira terá conjunto óptico dividido em dois níveis e logotipo destacado no centro da grade. Contará ainda com rack de teto, molduras plásticas nas caixas de roda maçanetas do tipo puxador e dois limpadores de para-brisa (contra apenas um do Kwid). Por dentro, o painel será muito parecido com o da minivan Triber, tendo apenas diferenças sutis na questão de cores e texturas.

Renault HBC SUV 2020

Sob o capô, o conjunto mecânico também será emprestado dos irmãos: motor 1.0 de três cilindros a gasolina em versões aspirada e turbo com até 95 cv. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou automatizado AMT.

Na Índia, os principais concorrentes serão Hyundai Venue, Kia Sonet e Maruti Suzuki Vitara Brezza, além do futuro Nissan Magnite (que será feito sobre a mesma plataforma). No Brasil o lançamento ainda não foi confirmado, mas seria como posicioná-lo no lugar hoje ocupado pelo Sandero Stepway.

Projeção: IAB

Envie seu flagra! flagra@motor1.com