Estabelecida desde 2018, a parceria da Ford com a indiana Mahindra para desenvolvimento e produção de SUVs aos poucos vai tendo detalhes revelados. Conforme já adiantado, o acordo renderá o lançamento de três diferentes modelos (um sub-compacto, um compacto e um médio) e terá atuação voltada especificamente para mercados emergentes, começando pela Índia.

A novidade agora, antecipada com exclusividade pelo site Autocar Índia, diz respeito aos trabalhos em torno do projeto de design. Segundo a publicação, o renomado estúdio italiano Pininfarina (conhecido por projetar superesportivos e diversos carros de sucesso no mundo) foi contratado para desenvolver toda a parte estética e deverá assinar o design dos três modelos.

Galeria: Ford EcoSport Storm 4WD

A identidade específica de cada carro ainda não foi confirmada, mas fontes ligadas ao projeto adiantam detalhes importantes. O menor dos modelos, conhecido internamente pelo codinome BX744, terá comprimento restrito aos 4 metros (estratégia para recolher menos impostos na Índia) e será posicionado como SUV de entrada, de modo a rivalizar diretamente com Maruti Suzuki Vitara Brezza e Hyundai Venue.

O segundo, por sua vez, é conhecido como BX745 e terá porte compacto. Chegará ao mercado por volta de 2022 e é tratado como sucessor do EcoSport. A imprensa indiana relata que o alcance deste modelo será global e focado especialmente em mercados emergentes. O comprimento neste caso ficará na casa dos 4,30 metros - bem próximo de seu principal rival, o Hyundai Creta.

Ford Escape Hybrid 2020
Mahindra XUV500

Já o terceiro modelo, conhecido internamente como Projeto Black, terá porte médio e atuação no segmento C, sendo uma espécie de alternativa menos sofisticada ao Escape/Kuga. A meta será brigar diretamente com o Jeep Compass, Volkswagen Taos e companhia. Todos os três modelos, vale lembrar, terão equivalentes produzidos pela Mahindra, porém com design próprio e posicionamento distinto.

No Brasil, os impactos dessa parceria ainda são desconhecidos. A Ford daqui também trabalha no desenvolvimento de novos SUVs, a serem fabricados em Camaçari (BA), mas ainda é desconhecido o grau de proximidade com os projetos indianos. Por aqui, nos bastidores o carro é conhecido como projeto BX755, uma indicação de que ele pode ser diferente da versão asiática.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com