BMW X4 e Mercedes GLC Coupé têm um novo rival. Ele é o novo Audi Q5 Sporback, a derivação coupé do Q5, que inclusive foi renovado recentemente. O CUV - como o definem na Audi, ou seja, uma sigla para Crossover Utility Vehicle - repropõe o que já foi visto na chegada do Sportback do Q3, ou seja, uma carroceria que, a partir do pilar central, assume uma forma totalmente nova.

O Q5 Sportback, que é produzido na fábrica de San José Chiapa, México, será lançado em diversos mercados a partir do primeiro semestre de 2021.

É tudo uma questão de design

O impacto estético é o que desempenha um papel fundamental na fase de escolha da compra e a Audi não esconde que a "receita Sportback" serve sobretudo para agradar o paladar de quem procura um SUV pouco convencional. Como antecipado, é na vista lateral que notamos as diferenças em relação ao Q5, com um vinco nas portas que forma a linha ondulada e arredondada da cintura e dá forma ao novo volume traseiro.

Galeria: Audi Q5 Sportback 2021

A coluna C é obviamente mais inclinada, assim como o vidro traseiro. A tecnologia dos faróis traseiros é a mesma que estreou com o Q5, ou seja, o OLED. São diodos emissores de luz orgânicos divididos em três núcleos que, durante a fase de configuração, permitem escolher entre três estruturas de luz diferentes.

Audi Q5 Sportback

Além disso, elas assumem uma assinatura específica quando a seleção dinâmica é usada - o seletor para modos de direção - e, quando o carro está parado, eles sinalizam para os carros que se aproximam quando eles estão chegando muito perto, ligando todos os segmentos.

A altura não muda, nem o interior

O novo Q5 Sportback é 8 milímetros mais longo que seu irmão tradicional, enquanto a altura e a largura permanecem inalteradas (respectivamente 1,89 e 1,66 metros), assim como a distância entre eixos, que é de 2,82 m.

Por isso a habitabilidade e a capacidade de carga, apesar da curvatura do teto, permanecem quase inalteradas: o porta-malas parte de um mínimo de 510 litros que sobe para 570 com o banco traseiro deslizante opcional e chega a 1.480 litros quando estão completamente rebatidos. Para facilitar o carregamento, o Q5 Sportback pode ser equipado com suspensão eletrônica que, com um comando do porta-malas, reduz a altura em 55 mm.

Por dentro não há diferenças em relação à versão atualizada do Q5: atrás do volante está o Virtual Cockpit com uma tela de 12,3", enquanto a tela central de 10,1" está equipada com aviso sonoro ao tocar.

Audi Q5 Sportback
Audi Q5 Sportback

Entre as muitas funções que ele integra e pode integrar (algumas podem ser encomendadas posteriormente, desbloqueando-as por uma taxa), há também o Amazon Alexa.

Sistema híbrido-leve 

Na Europa, o primeiro motor disponível será o 2.0 TDI quattro S tronic com 204 cv e 40,8 kgfm de torque combinado com tecnologia híbrida leve de 12 Volts. Para outros mercados, como o brasileiro e norte-americano, as opções a gasolina equiparão as versões normal e S, com motores de quatro e seis cilindros, respectivamente.

Como padrão, o Q5 Sportback virá equipado com o sistema híbrido-leve formado pelo motor 2.0 TFSI de quatro cilindros que produz 261 cv 37,7 kgfm. Já a versão SQ5 Sportback receberá o motor V6 de 3,0 litros mais potente com 349 cv e 51 kgfm.

Audi Q5 Sportback

A transmissão será apenas a automática S tronic de sete velocidades (manual não será oferecida) e a tração integral quattro está equipada com a tecnologia ultra: a tração é basicamente nas rodas dianteiras, mas duas embreagens são integradas para transferir o torque quando necessário também atrás. A suspensão esportiva também é padrão em todas as versões, enquanto a direção dinâmica e a suspensão pneumática adaptativa serão opcionais.

Como as vendas começam apenas em 2021, os preços ainda não foram divulgados, mas podemos esperar valores ligeiramente acima da versão Q5 convencional. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com