Apesar de ainda não haver qualquer confirmação oficial, os trabalhos que giram em torno do sucessor do Fusion dentro da gama Ford parecem estar bastante adiantados. Conforme adiantam especulações, o modelo (que já saiu de linha na América do Norte e sobrevive apenas na Europa e na China com o nome de Mondeo) será substituído por uma inédita perua de perfil aventureiro, cujo projeto atende internamente pelo codinome CD542.

Detalhes ainda são desconhecidos, mas a projeção acima adianta traços importantes do design e confirma que o Focus e o SUV elétrico Mustang Mach-E serão usados como principais fontes de inspiração. Há rumores também sobre o batismo do modelo, sendo dois nomes os mais cotados até agora: Stormtrak - algo relacionado à tempestades e tormentas, numa tradução direta do inglês - e Evos, que remete à evolução.

Galeria: Ford Mondeo reestilizado

Pelo que já foi descoberto, a perua chegará ao mercado em algum momento de 2021 e, dada a herança do Fusion/Mondeo, terá alcance comercial global. Tomará como base a plataforma C2 que atualmente sustenta veículos como Focus, Escape e Bronco Sport, e terá no visual aventureiro o principal diferencial. No mercado europeu, adotará motor 1.5 turbo acoplado a um sistema híbrido-leve de 48 volts, além de uma série de opções a diesel e tração integral.

Na América do Norte, o principal rival da Stormtrak será a japonesa Subaru Outback, que anualmente vende algo próximo de 200 mil unidades só nos EUA. A expectativa da Ford é aproveitar a força do segmento e o apetite dos consumidores por veículos do tipo, tendo em vista que a demanda por sedãs está cada vez menor. Na Europa, além do Mondeo, a perua também ocupará o lugar das minivans S-Max e Galaxy.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com