Depois de dois anos no forno, a Ferrari Omologata é revelada pela fabricante como a décima criação única com motor V12, feita sob encomenda para um "exigente cliente europeu". Este modelo ecomo uma 812 Superfast "normal" antes do pessoal de Maranello remover todos os elementos da carroceria.

Do carro original, ficaram apenas o para-brisa e os faróis. O resultado é uma incrível máquina inspirada nos GTs do passado e com acabamento em vermelho Rosso Magna de camada tripla, complementado com detalhes de fibra de carbono e um novo tom de vermelho.

Feita à mão, a carroceria de alumínio é original para a Ferrari Omologata, deixando-a totalmente diferente da 812 Superfast, além de prestar homenagem às Ferraris do passado. Da grade oval achatada na frente para a traseira de fastaback com três cortes transversais na horizontal acima do vidro traseiro, a Omologata dificilmente será confundida com a 812. O uso de faróis singulares ao invés do arranjo em duplas do modelo original ajuda a deixar o carro ainda mais único, com a fabricante dizendo que esses faróis "sublinham a tensão."

Galeria: Ferrari Omologata 2021

A Ferrari tem feito versões especiais de seus carros com motor V12 desde o lançamento da P540 Superfast Aperta em 2009, sempre sob encomenda, e seu último projeto é tão elaborado quanto os últimos nove. Do lado de dentro, a vibrante cor vermelha da carroceria entra em contraste com o acabamento em azul dos bancos, que usam uma combinação de couro e tecido Jeans Aunde. Todo o resto é em preto, exceto as superfícies de metal no console e no volante, que usam uma pintura com um efeito como se estivesse gasta.

A empresa não falou nada sobre a parte mecânica, além de que manterá o motor V12. Não que precise de alguma melhoria, já que o 6.5 entrega 799 cv e 73,2 kgfm de torque. A marca até trabalha em uma versão mais potente do 812, já vista em testes, mas que não tem mais informações no momento.

Como é um projeto sob encomenda, a Ferrari Omologata não teve o preço divulgado pela fabricante. Considerando que a 812 Superfast é vendida por US$ 335 mil nos EUA (R$ 1,86 milhões), o preço final deve passar dos R$ 2,5 milhões para o cliente europeu - lembrando que a 812 Superfast chegou ao Brasil em 2017 por R$ 3.950.000.

Confira nosso vídeo exclusivo da Ferrari F8 Spider

Envie seu flagra! flagra@motor1.com