Depois de aproximadamente 7 anos de mercado sem grandes mudanças, a atual geração do Peugeot 308 finalmente caminha em direção à merecida aposentadoria. Para substituí-la, a marca já trabalha intensamente no desenvolvimento de uma linhagem inteiramente nova e promete surpreender em termos de design e esportividade - conforme adiantam as projeções publicadas pelo site Kolesa.ru.

Baseadas em flagras recentes, as renderizações também se apoiam em modelo já lançados, como o compacto 208, e refletem a nova linhagem de design da marca. Tudo indica que o lado emocional do carro será bastante explorado nesta nova geração, servindo como contraponto aos rivais mais sóbrios como Volkswagen Golf e Opel Astra.

Galeria: Novo Peugeot 308 - Projeções

Na dianteira, o grande destaque ficará por conta dos LEDs verticais em formato de presas de leão nas extremidades do para-choque, simbolizando o animal que representa a marca. Atrás, a placa de identificação vai descer para o para-choque e as lanternas serão interligadas por meio de uma faixa preta, exatamente como nos lançamentos mais recentes. Por sua vez, a cabine ostentará o novo logotipo da marca, terá painel digital 3D e uma série de recursos de assistência.

Pelo que já foi descoberto, o modelo continuará a ser construído sobre a plataforma modular EMP2 (que passará por diversas atualizações) e terá pelo menos uma variante do tipo híbrida plug-in em oferta. Além disso, está em estudos o lançamento de uma versão 100% elétrica aos moldes dos primos e-208 e e-2008. A oferta desta configuração ganha força justamente pela alta demanda recebida pelos compactos.

Novo Peugeot 308 - Primeiros flagras
Novo Peugeot 308 - Primeiros flagras

Outra novidade será a variante apimentada Peugeot Sport Engineered, nova sigla da marca para acabamentos esportivos. Especula-se que será equipada com um motor tradicional a combustão associado a um propulsor elétrico instalado no eixo traseiro, num total de mais de 300 cv. Será a resposta dos franceses ao VW Golf R.

O lançamento da nova geração do 308 é aguardado para 2021, já como linha 2022. Assim como no modelo atual, o portfólio será composto pelas carroceria hatchback (apenas de 4 portas) e perua.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com