Rumores sobre um possível Hyundai Tucson N, versão esportiva da nova geração do SUV, tem circulado há tempos e um executivo da marca sul-coreana jogou lenha na fogueira sobre o assunto. Lorenz Glaab, gerente de produto da Hyundai, comentou sobre a possibilidade de oferecer uma variante de alto desempenho para o modelo no futuro, dizendo que isso pode acontecer durante a expansão da Hyundai N.

“No momento, nós temos um portfólio de modelos N e nossa intenção é claramente aumentar esta gama”, disse Glaab durante o lançamento do novo Hyundai Tucson, como revela o site Go Auto. “Agora, quais modelos serão exatamente e quando isso irá acontecer, ainda é um pouco cedo para dizer ou para discutir. Tudo é possível... se acreditarmos que no segmento dos carros com carroceria SUV em particular isso faz sentido, então posso dizer que podemos agir rapidamente.”

Galeria: Hyundai Tucson 2021

Enquanto isso não é exatamente uma confirmação de que esta versão será lançada, ela serve para mostrar que a Hyundai não descarta desenvolver este modelo. Flagras recentes adiantam que a fabricante está trabalhando no Kona N, variante esportiva do SUV compacto vendido na Europa.

Rumores sobre o Tucson N circulam pela indústria desde 2017, quando a divisão Hyundai N estava preparando seu primeiro modelo, o i30 N. Na época, Albert Biermann, chefe da divisão, disse seria interessante criar um SUV de alta performance. Pouco depois, o executivo disse que havia recebido sinal verde para desenvolver o Tucson N e o Kona N.

Depois de quase dois anos de silêncio, as especulações ganharam força em 2019, quando diversos sites afirmaram que o Tucson N estaria em desenvolvimento e que chegaria às ruas em 2021. Também surgiram informações sobre seu desempenho, como um relato de que teria, no mínimo, 340 cv e que iria acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Rumores mais recentes falam que o crossover será mais modesto, com 294 cv vindos de seu motor 2.5 turbo de quatro cilindros.

O novo Hyundai Tucson começará a ser vendido ainda neste ano na Europa e na Coreia do Sul, enquanto outros mercados como os Estados Unidos o receberão em 2021. No ano que vem, também veremos o lançamento da variante híbrida plug-in, já confirmada pela empresa, mas ainda sem números revelados. O Tucson N, se virar realidade, deve aparecer somente no 2º semestre do próximo ano.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com