A General Motors revelou nesta quarta-feira (16) sua nova linha de propulsão elétrica Ultium Drive. Trata-se de uma família de motores elétricos e sistemas de transmissão projetados e desenvolvidos internamente para equipar os futuros veículos elétricos da empresa. 

Em uma estratégia ambiciosa, em vez de terceirar a produção desses itens, a própria GM está trabalhando no desenvolvimento e produção desses componentes. Uma medida que a empresa acredita que irá facilitar sua transição para a mobilidade elétrica ao integrar verticalmente seus esforços para produzir veículos elétricos em um processo semelhante ao que a Tesla faz. 

GM motores eletricos Ultium drive

A família chamada de Ultium Drive consistirá em cinco unidades de acionamento que podem ser combinadas ​a até três motores elétricos. Esse novo portfólio de componentes de propulsão equipará os futuros carros, picapes, crossovers e SUVs das subsidiárias GMC, Cadillac e Chevrolet. O primeiro modelo a estrear esse novo trem de força será o Cadillac Lyriq, previsto para chegar ao mercado até 2022. 

gm bateria

No comunicado, a GM afirma que a maioria das configurações contará com um motor primário de tração dianteira, que pode ser configurado para tração dianteira ou traseira, enquanto os modelos de tração integral terão um motor auxiliar dedicado em cada uma das quatro rodas.

"Espera-se que os EVs da próxima geração da General Motors sejam movidos por uma família de cinco unidades de acionamento intercambiáveis ​​e três motores, conhecidos coletivamente como“ Ultium Drive ”. O Ultium Drive ajudará a empresa a fazer a transição de seu portfólio atual para uma linha totalmente elétrica, oferecendo vantagens significativas sobre os EVs anteriores da GM em desempenho, escala, velocidade de comercialização e eficiência de fabricação."

Ken Morris, vice-presidente da GM, Programas de Veículos Elétricos e Autônomos, disse:

"A GM construiu transmissões para muitas montadoras notáveis. Fabricar motores, transmissões, componentes e sistemas de transmissão estão entre as competências mais conhecidas da GM, e nossa experiência em fabricação está se mostrando não apenas transferível, mas vantajosa à medida que fazemos a transição para veículos elétricos."

Baterias Ultium

As baterias Ultium foram desenvolvidas em parceria com a LG Cell e são construídas de forma que podem ser dispostas na vertical ou horizontal no módulo, permitindo otimizar o armazenamento de energia e o layout de acordo com o design de cada veículo. As opções para esse tipo de bateria variam de 50 kWh a 200 kWh. 

Plataforma modular

Projetada para reduzir a complexidade de construção dos veículos elétricos, a nova plataforma modular foi projetada em conjunto o sistema de propulsão elétrica Ultium Drive. Isso irá permitir à marca uma ampla economia de escala e a criação de uma gama de modelos como picapes, SUVs, crossovers, automóveis de passeio e veículos comerciais.

Fonte: GM

Galeria: Fábrica do Chevrolet Bolt - GM Orion Plant