Depois de oficialmente apresentada a nova geração do Hyundai Tucson, todas as atenções se voltam agora para a estreia do próximo integrante da família: a inédita picape Santa Cruz. Baseada na mesma plataforma do SUV, a camionete chegará ao mercado em 2021 e promete design diretamente inspirado nas linhas do irmão renovado. Será mantida a mesma pegada dinâmica e arrojada, mas com mudanças que prometem gerar diferenciação e personalidade.

Detalhes mais específicos podem ser vistos nestas projeções, do KDesign AG, elaboradas após a apresentação do Tucson e baseadas também em flagras recentes. A dianteira terá o mesmo esquema de faróis divididos em dois conjuntos, mas a grade será própria e formada por elementos distintos. Além disso, o para-choque será mais robusto e, apesar de a renderização não especificar, as caixas-de-roda serão arredondadas e não quadradas como no SUV.

Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022 - Novas projeções

A traseira ainda é uma incógnita, mas muitas apostas giram em torno de lanternas interligadas e com formato bastante inovador na comparação com padrão tradicional do segmento (peças verticais e sem grande apelo estético). Outra novidade interessante será o vidro traseiro deslizante com acionamento elétrico - recurso bastante comum em picapes maiores e ideal para facilitar a entrada de ar na cabine. Princiapl rival da Santa Cruz, a Ford Maverick também oferecerá o dispositivo.

Informações sobre o conjunto mecânico começam a circular com maior nível de fidelidade e adiantam as possíveis opções de motorização. Ao que tudo indica, a gama será formada por propulsores 2.5 aspirado e 2.0 turbo, ambos a gasolina. Corre por fora ainda a possibilidade de as versões mais caras adotarem o 3.8 V6 de 295 cv usado pelo SUV Palisade. Em todos os casos, o câmbio será automático de 8 marchas com tração integral oferecida como opcional.

Hyundai Santa Cruz - Novo flagra

A produção será concentrada na fábrica de Montgomery, estado norte-americano do Alabama, onde já é produzido o SUV Santa Fe. A chegada às lojas acontecerá em 2021, começando pelos Estados Unidos. Vale lembrar que a Santa Cruz não será a única picape lançada pela Hyundai. A marca também desenvolve um modelo maior, construído com chassi separado da carroceria, que chegará ao mercado em 2022 para enfrentar Toyota Hilux e Ford Ranger.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com