Especulado há pelo menos três anos, o lançamento de um SUV de grande porte com pegada off-road parece ganhar cada vez mais força dentro da Hyundai. Conforme relata a imprensa australiana, o projeto está sendo estudado com bastante afinco e tem a simpatia de Lorenz Glaab, chefe de gerenciamento de produto global da marca. 

Em entrevista, Glaab revelou que há espaço no portfólio para uma proposta do tipo e confessou que "nada pode ser excluído". “Há um certo dinamismo neste segmento e estamos bem cientes disso. Nós monitoramos tudo muito de perto", completou. O segmento mencionado pelo executivo tem público fiel em várias regiões e abriga concorrentes de peso como o Toyota Land Cruiser (principal alvo da Hyundai, por sinal).

Galeria: Hyundai Palisade 2020 - Primeiras impressões

Detalhes específicos ainda são desconhecidos, mas tudo indica que o SUV será do tipo 'raiz', com chassi separado da carroceria e, portanto, com nível de robustez superior ao Palisade (maior SUV à venda hoje na linha Hyundai, porém com construção do tipo monobloco como em automóveis). O projeto também originará uma picape média tradicional, rival de Toyota Hilux e Ford Ranger, e posicionada acima da Santa Cruz, que será derivada da base do novo Tucson.

Além disso, tudo indica que o utilitário terá ampla oferta de espaço interno e capacidade para acomodar até 8 ocupantes. Deverá adotar os mais recentes recursos tecnológicos do mercado para fazer jus à proposta off-road, incluindo sistema de tração 4x4 adaptável às diferentes condições de rodagem. Sob o capô, terá à disposição potentes motor V8 e V6 turbodiesel, a exemplo do 3.0 de 282 cv oferecido no SUV Genesis GV80.

Se receber luz verde, o projeto ficará pronto dentro de três anos e dará origem ao aguardado SUV em 2023. Os principais mercados serão Austrália, Estados Unidos, Rússia e Oriente Médio.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com