A história da linha Z da Nissan é bem mais antiga que os recentes 350Z e 370Z. E é este legado que o Nissan Z Proto quer homenagear antes do modelo definitivo da próxima geração, o 400Z, a ser apresentado num futuro próximo - provavelmente em 2022, segundo os rumores. Mas mesmo sendo um carro conceitual, já podemos nos animar com diversas características, como o motor V6 biturbo ligado ao câmbio manual de 6 marchas.

As linhas básicas da carroceria são marcantes como outras da família Z, com uma traseira curta e um longo capô. A pintura, um amarelo perolizado, remete a uma cor popular nos primeiros 240Z e 300ZX. Em diversos elementos do design, há detalhes que lembram algo do passado, como as lanternas que vão ao clássico 300ZX, faróis inspirados no 240ZG dos anos 1970 (modelo que foi exclusivo do Japão), além da grade que lembra o atual 370Z. Fibra de carbono completa o esportivo nas saias laterais e em saias dianteira e traseira. As rodas são de aro 19". 

Nissan Z Proto
Nissan Z Proto
Nissan Z Proto
Nissan Z Proto

No interior, reconhecemos diversos elementos dos modelos Z mais recentes, mas com algumas atualizações. O Z Proto mistura manômetros analógicos no topo do painel com um painel de instrumentos digital de 12,3" e um sistema multimídia central. Os bancos esportivos abraçam os ocupantes e se destacam pelos detalhes amarelos, acompanhando a cor da carroceria. A manopla de câmbio redonda está em uma posição ideal, com engates aparentemente curtos. 

Falando em mecânica, o Z Proto trouxe um V6 biturbo, mas ainda sem informações sobre potência ou torque. Há rumores que indicam que ele terá cerca de 400 cv despejados apenas nas rodas traseiras - a caixa automática de 7 marchas está em trabalho e será um opcional. Segundo a Nissan, hoje os ajustes estão focados na parte de motor e câmbio, tanto manual quanto automático. 

O Nissan 400Z é um dos 10 lançamentos que a marca fará nos Estados Unidos nos próximos 20 meses. O novo esportivo deve ser apresentado em sua forma final em 2022 e será um ponto fora da curva da empresa que hoje foca em eletrificação. E que continue assim!

Fotos: divulgação

Ouça nosso podcast!

 

Galeria: Nissan Z Proto

Envie seu flagra! flagra@motor1.com