Quando você faz o seguro do seu veículo é sempre importante observar se existe a disponibilidade de guincho em caso de panes e qual a distância de cobertura em relação ao endereço do segurado que ele realiza o socorro do veículo.

O motivo desse cuidado fica por conta do risco de pane que seu veículo pode apresentar - característica cada vez menor com o avanço da engenharia automotiva e soluções mais confiáveis em tecnologias -, mas que infelizmente ainda acontece.

Mesmo que você siga à risca a manutenção do seu veículo, em conformidade com o manual do fabricante, alguns problemas podem surgir e literalmente deixar você a pé na estrada, ou mesmo em casa, bem na hora de sair.

Problemas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, sistema de transmissão e deficiência da lubrificação do motor são os relatos mais comuns de situações que podem fazer seu veículo parar “do nada”.

Assim como acontece nas vias, a sinalização por luzes como a verde, amarela e vermelha também aparece no painel de instrumentos do veículo.

Quando uma luz indicadora na cor amarela surgir, atenção, seu veículo ainda pode ser conduzido, mas é necessário que tão logo seja levado para verificar a ocorrência de problemas. Algum sensor ou mesmo atuador tem problema e precisa ser examinado.

Especialista alerta: Uso incorreto de lubrificante pode ocasionar perda total do motor

Quando surgir a indicação vermelha, assim como nos semáforos, pare. É indicação de um problema grave, e continuar a rodar com seu veículo pode gerar problemas ainda maiores e até mesmo, colocar sua segurança em risco, então, nem pense duas vezes, pare.

Você está dirigindo de boa e acende a luz vermelha do sistema de arrefecimento. Pare o veículo o quanto antes. O motor está trabalhando acima da sua temperatura de funcionamento e seu indicador com certeza mostra um valor acima do normal.

Problemas como nível do líquido de arrefecimento muito baixo, presença de água comum no sistema, aditivo fora do padrão estabelecido, válvula termostática sem atuação ou sistema do eletro ventilador são as ocorrências bem comuns.

E quando logo pela manhã você vai ligar seu veículo e nada acontece? A pane elétrica pode ser efeito da falta de carga elétrica na bateria, uma das principais ocorrências nesse longo período de isolamento social. Mau funcionamento de dispositivos como rádio, alarme, travas e vidros são indícios de problemas elétricos no carro. Mesmo parado, o carro consome energia da bateria com os equipamentos que ficam em "stand-by", como a central de injeção eletrônica e o alarme.

Veja algumas dicas para seu carro não ficar sem energia:

- Evite deixar rádio ou faróis ligados com o carro desligado, pois acelera a descarga da bateria;

- Se for instalar um som potente, avalie se o componente está de acordo com a capacidade da bateria do carro.

É preciso ter atenção na manutenção da bateria e do alternador, ou mesmo quando há sobrecarga do sistema elétrico.

Se ao acelerar o carro ele começar a patinar, não sair do lugar ou parar completamente, pode ser que a embreagem esteja desgastada. Essas situações podem acontecer devido a:

- Mau uso, como subir em rampas com o carro frio;

- Não pisar fundo na embreagem ao trocar as marchas;

- Dirigir sem tirar o pé do pedal da embreagem.

Luzes espia

A embreagem faz parte do sistema de transmissão. Algumas vezes o problema pode ser apenas no sistema de acionamento da embreagem e não propriamente na peça.

Usar lubrificante errado, andar com baixo nível de óleo ou demorar para trocá-lo, podem fazer o motor parar de funcionar. Esse problema pode ser evitado se a troca de óleo for feita de acordo com o período estipulado pela montadora, informação presente no manual do fabricante do veículo.

Verifique sempre que possível o nível de óleo com auxílio da vareta que tampa o reservatório ou no posto de gasolina ou oficina.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online®

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Galeria: Luzes-espia

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