Poucos mais de um ano depois de estrear em mercados da Ásia e da América do Norte, o crossover Seltos, da Kia, finalmente desembarca na América do Sul. Na Argentina, onde está sendo lançado nesta semana, o modelo estreia em versão única LX sempre com motor 1.6 aspirado e câmbio automático de 6 marchas. O preço sugerido é de 31.500 dólares, cerca de R$ 166.950 numa conversão direta.

A chegada do SUV é importante porque representa a primeira investida da Kia neste segmento na região. No exterior, a marca oferece em alguns mercados outras opções, como o KX3 e o Stonic, mas o Seltos foi especialmente desenvolvido para ter alcance global e atender desde mercados de economia emergente, como a Índia, até países desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Galeria: Kia Seltos 2021

De série, são oferecidos equipamentos como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), rodas aro 17", controle de estabilidade, câmera de ré e central multimídia de 8" compatível com Apple CarPlay e Android Auto. No portfólio da marca, fica posicionado acima do Soul e abaixo do Sportage, rivalizando diretamente com Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V.

Sob o capô, o conjunto mecânico é o mesmo de outros modelos da Kia, como o hatchback Rio, e da Hyundai, como o HB20. Ou seja, motor 1.6 aspirado de 123 cv e 15,8 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de 6 marchas. A garantia é de 5 anos ou 100 mil km. Em termos dimensionais, o SUV mede 4,31 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,64 m de altura, 2,61 m de distância entre-eixos e oferece 433 litros de espaço no porta-malas.

Kia Seltos no Brasil

No Brasil, o lançamento do Seltos é aguardado apenas para 2021. Resta saber se por aqui o modelo virá importado da Índia (como acontece na Argentina) ou da Coreia do Sul (como nos EUA). Há dúvidas ainda sobre o conjunto mecânico, já que lá fora há outras opções além do conhecido 1.6 aspirado - incluindo o 2.0 aspirado de 148 cv, 1.4 turbo de 142 cv e 1.6 turbo de 177 cv.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com