Um dos modelos mais longevos na Europa no segmento dos hatchbacks médios é o Peugeot 308. Ele já está no ponto quase final de sua atual linha que recebe poucas mudanças por ano, como foi o caso do modelo 2021, que ganhou apenas um painel de instrumentos digital, central multimídia de 10" e novas rodas. Pela primeira vez a nova geração acaba de ser flagrada na Europa, indicando a renovação visual, novo interior e um resgate histórico.

Os primeiros flagras do novo Peugeot 308 foram feitos na Alemanha, perto do centro de testes da PSA/Opel, e curiosamente o protótipo está bem próximo do solo. Para piorar, ele também está bem camuflado, atrapalhando a identificação de elementos em seu design. Podemos ver que terá iluminação diurna em LED na vertical, usando o mesmo estilo do novo 208 e que está sendo adotado por todos os modelos da empresa - como o 3008 reestilizado.

Galeria: Novo Peugeot 308 - Primeiros flagras

Pelas imagens, é difícil de identificar isso, mas nossos espiões dizem que o 308 está mais largo do que o atual. Isso deve ser uma consequência da troca de plataforma pela EMP2, o que deve afetar o veículo de diversas maneiras. Por exemplo, ele ficará aberto para adotar uma motorização híbrida plug-in como seu irmão menor. Há rumores até sobre uma nova versão GTi com tração integral e cerca de 300 cv vindo de sua motorização eletrificada.

Embora nossos fotógrafos tenham visto a versão hatch de quatro portas, há grandes chances de que a variante perua continue a ser oferecida para enfrentar o Volkswagen Golf Variant e o Skoda Octavia Combi. Além disso, o 308 Sedan vendido no mercado chinês deve seguir vivo. Por outro lado, as versões de duas portas e CC (cupê conversível) não devem ganhar uma nova geração.

Novo Peugeot 308 - Primeiros flagras
Peugeot e-Legend Concept 2018

Um ponto interessante é que temos uma foto do interior, mostrando uma versão revisada do i-Cockpit da empresa, com um painel de instrumentos totalmente digital. O que nos chamou a atenção é o volante. Ele tem o mesmo formato que conhecemos, de bases achatadas, mas está usando um logotipo igual ao do conceito e-Legend, o que pode ser um indicativo de que a montadora francesa possa renovar seu emblema em breve.

A expectativa é a de que o novo Peugeot 308 seja apresentado no início do ano que vem para não ficar muito atrasado em relação dos seus rivais no Velho Continente. Se vem para o Brasil? É complicado obter informações antes de um carro ser lançado na Europa, mas como por aqui o segmento de hatches médios está se transformando em nicho, baixo volume e versões de topo mais caras, só faria sentido na versão mais esportiva ou a possível configuração híbrida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com