A participação das vendas diretas na composição geral do mercado brasileiro cresceu em agosto na comparação com o mês anterior. Dos 173.544 automóveis e comerciais leves emplacados, 44,17% foram registrados fora do varejo, contra 41,92% em julho.
Líder pelo 3º mês seguido entre as montadoras, a Volkswagen registrou 26,10% de market share. Vice-líder desde junho, a Fiat reduziu a desvantagem, com 23,97%. Chevrolet (12,89%) e Jeep (10,88%) repetiram as posições do último ranking, mas o quinto lugar desta vez ficou com a Hyundai (4,92%) – tradicionalmente presente entre as primeiras, a Renault (3,73%) foi apenas a oitava.
A posição de honra da VW teve relação direta com o Gol (6.151) e com o T-Cross (4.851) – ambos com mais de 75% de seus emplacamentos -, preferidos entre os automóveis no mês e agora também no acumulado do ano, nesta mesma ordem. A dupla da Jeep, Compass (4.291) e Renegade (4.041), veio logo em seguida.
Com o Chevrolet Tracker (3.130) em quinto, o segmento de SUVs e crossovers teve quatro representantes no top 5 pelo 2º mês seguido. Quem merece destaque é o veterano Fiat Uno (2.602) numa surpreendente sexta posição, com quase 96% de todos os seus registros. Sétimo, o VW Voyage (2.314) retomou a liderança entre os sedãs perdida em julho para o Chevrolet Onix Plus (1.813), em 11º.
Normalmente fortes na modalidade, os Ford Ka (1.021) e Ka Sedan (951) ficaram atrás, por exemplo, do Hyundai Creta (1.353), ambos abaixo dos 50%. Novato, o VW Nivus emplacou as mesmas 441 unidades do Peugeot 2008. Estreante do mês, o Ford Territory teve todas as suas 234 unidades através de faturamento direto - a fabricante explica que são as unidades de concessionários, pois as dos clientes ainda não desembarcaram no país. Com 143 unidades, o Volvo XC60 foi novamente o único premium no top 50.
Na disputa entre os comerciais leves, a nova Fiat Strada (6.095) emplacou quase o dobro da Toro (3.262), com a VW Saveiro (3.029) muito perto da maior picape da marca italiana. A surpresa do mês foi a quarta posição da Fiat Fiorino (1.694). A renovada Chevrolet S10 (1.484) completou o top 5. Quarta em julho, a Ford Ranger (911) caiu três posições.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO. 20 |
1º | VW GOL | 6.151 | 77,74% | 7.912 |
2º | VW T-CROSS | 4.851 | 75,15% | 6.455 |
3º | JEEP COMPASS | 4.291 | 82,19% | 5.221 |
4º | JEEP RENEGADE | 4.041 | 77,55% | 5.211 |
5º | CHEVROLET TRACKER | 3.130 | 53,06% | 5.899 |
6º | FIAT UNO | 2.602 | 95,63% | 2.721 |
7º | VW VOYAGE | 2.314 | 94,26% | 2.455 |
8º | CHEVROLET ONIX | 2.111 | 19,90% | 10.609 |
9º | FIAT ARGO | 2.072 | 34,30% | 6.040 |
10º | NISSAN KICKS | 1.877 | 58,62% | 3.202 |
11º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.813 | 30,35% | 5.974 |
12º | FIAT MOBI | 1.751 | 40,96% | 4.275 |
13º | HYUNDAI HB20 | 1.705 | 20,08% | 8.489 |
14º | VW VIRTUS | 1.665 | 51,39% | 3.240 |
15º | HYUNDAI CRETA | 1.353 | 30,51% | 4.434 |
16º | FORD KA | 1.021 | 22,11% | 4.617 |
17º | FORD KA SEDAN | 951 | 48,84% | 1.947 |
18º | RENAULT SANDERO | 786 | 47,38% | 1.659 |
19º | FORD ECOSPORT | 634 | 30,10% | 2.106 |
20º | CHEVROLET SPIN | 632 | 39,87% | 1.585 |
21º | RENAULT DUSTER | 620 | 51,80% | 1.197 |
22º | TOYOTA YARIS SEDAN | 594 | 41,39% | 1.435 |
23º | RENAULT KWID | 542 | 23,98% | 2.260 |
24º | VW TIGUAN | 470 | 43,93% | 1.070 |
25º | TOYOTA COROLLA | 457 | 14,30% | 3.196 |
26º | CITROËN C4 CACTUS | 453 | 59,45% | 762 |
27º | PEUGEOT 2008 | 441 | 82,12% | 537 |
28º | VW NIVUS | 441 | 20,52% | 2.149 |
29º | HYUNDAI HB20S | 440 | 19,48% | 2.259 |
30º | TOYOTA YARIS HATCH | 342 | 19,18% | 1.783 |
31º | RENAULT CAPTUR | 318 | 42,01% | 757 |
32º | VW POLO | 317 | 9,25% | 3.427 |
33º | FIAT DOBLÒ | 279 | 95,55% | 292 |
34º | RENAULT LOGAN | 266 | 45,63% | 583 |
35º | HONDA CITY | 245 | 41,04% | 597 |
36º | FORD TERRITORY | 234 | 100,00% | 234 |
37º | HONDA HR-V | 223 | 7,98% | 2.795 |
38º | NISSAN MARCH | 217 | 55,08% | 394 |
39º | VW FOX | 209 | 13,29% | 1.573 |
40º | FIAT CRONOS | 203 | 15,75% | 1.289 |
41º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 199 | 30,06% | 662 |
42º | TOYOTA SW4 | 187 | 26,19% | 714 |
43º | HONDA FIT | 176 | 14,77% | 1.192 |
44º | FIAT SIENA | 173 | 21,87% | 791 |
45º | TOYOTA ETIOS HATCH | 152 | 15,83% | 960 |
46º | VOLVO XC60 | 143 | 70,10% | 204 |
47º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 136 | 27,70% | 491 |
48º | PEUGEOT 208 | 126 | 76,36% | 165 |
49º | HONDA CIVIC | 110 | 5,96% | 1.847 |
50º | VW JETTA | 106 | 25,18% | 421 |
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO. 20 |
1º | FIAT STRADA | 6.095 | 70,14% | 8.690 |
2º | FIAT TORO | 3.262 | 67,62% | 4.824 |
3º | VW SAVEIRO | 3.029 | 94,75% | 3.197 |
4º | FIAT FIORINO | 1.694 | 80,71% | 2.099 |
5º | CHEVROLET S10 | 1.484 | 71,93% | 2.063 |
6º | TOYOTA HILUX | 1.018 | 37,84% | 2.690 |
7º | FORD RANGER | 911 | 71,23% | 1.279 |
8º | CHEVROLET MONTANA | 564 | 66,12% | 853 |
9º | MITSUBISHI L200 | 436 | 47,03% | 927 |
10º | VW AMAROK | 340 | 36,02% | 944 |
11º | NISSAN FRONTIER | 321 | 57,22% | 561 |
12º | FIAT DUCATO | 239 | 70,71% | 338 |
13º | RENAULT DUSTER OROCH | 172 | 63,47% | 271 |
14º | RENAULT MASTER | 158 | 51,80% | 305 |
15º | HYUNDAI HR | 109 | 24,60% | 443 |
16º | PEUGEOT EXPERT | 102 | 56,04% | 182 |
17º | CITROËN JUMPY | 88 | 72,73% | 121 |
18º | PEUGEOT PARTNER | 47 | 72,31% | 65 |
19º | RAM 2500 | 40 | 100,00% | 40 |
20º | VW EXPRESS | 35 | 9,92% | 353 |
21º | PEUGEOT BOXER | 23 | 34,33% | 67 |
22º | IVECO DAILY 35-150 | 20 | 7,91% | 253 |
23º | CITROËN JUMPER | 19 | 59,38% | 32 |
24º | IVECO DAILY 35S14 | 10 | 50,00% | 20 |
25º | FIAT UNO | 5 | 100,00% | 5 |
26º | CITROËN BERLINGO | 2 | 50,00% | 4 |
27º | IVECO DAILY | 2 | 13,33% | 15 |
28º | IVECO DAILY 30-130 | 1 | 5,56% | 18 |
29º | IVECO DAILY 30S13 | 1 | 0,73% | 137 |
30º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave