A Citroën já anunciou que vai fazer carros inéditos sobre a plataforma CMP no Brasil. Em comunicado, a marca francesa disse que começou a trabalhar nesta base (que sustenta o novo Peugeot 208) na fábrica de Porto Real (RJ), mas até agora nada se sabia sobre esses futuros modelos - a não ser o fato de que serão um hatch, um sedã e um crossover. Pois bem, o primeiro fruto deste projeto (conhecido internamente pelo codenome C21) acaba de ser flagrado na Índia. 

De acordo com o site Team-BHP, este protótipo ainda bastante camuflado fotografado na cidade de Pune corresponde ao crossover da família, que por questões tributárias locais terá menos de 4 metros de comprimento - assim como o Nissan Magnite, que também será feito no Brasil em 2022. Trata-se de um segmento em franca expansão na Índia e que tem tudo para vingar também em nosso mercado. 

Apesar do disfarce, já podemos perceber alguns elementos em comum como outros modelos da Citroën, como o conjunto óptico divido em dois, com os faróis principais mais abaixo e uma fina linha de LEDs como DRL (iluminação diurna) na parte superior. De acordo com a imprensa indiana, o modelo deverá se chamar C3 Sporty e deverá ter um quê de cupê no design, com a linha do teto curva para dar esportividade ao estilo. 

Citroën C3 Sporty

Como fruto da base modular CMP, a nova gama C3 para "mercados emergentes" deve contar inclusive com uma variante 100% elétrica, oferecendo autonomia de 330 km. Nas versões a combustão, deverão ser usados os conhecidos motores 1.2 de 3 cilindros aspirado e turbo Puretech - sendo que no Brasil o atual 1.6 que vai seguir no novo 208 não pode ser descartado também. 

Além da versão Citroën, este mini-SUV deve dar origem a um modelo da Peugeot para o lugar do atual 2008, uma vez que a marca do leão já anunciou que não fará a nova geração do 2008 nem no Brasil nem na Argentina. Pelo estágio ainda inicial do protótipo, não deveremos ver a versão final deste crossover antes do fim de 2021, sendo que sua produção no Brasil deverá começar somente em 2022. 

Fotos: Team-BHP 

Galeria: Flagra: Citroën C3 Sporty 2022

Envie seu flagra! flagra@motor1.com