Enquanto esperamos que a Hyundai revele a nova geração do Tucson, parece que a Kia já iniciou os testes de seu modelo equivalente, o Sportage. Avistado em algum lugar da Coreia do Sul, o protótipo roda com uma boa quantidade de camuflagem sobre sua nova carroceria, sinalizando que terá mudanças grandes na parte do visual.

Na verdade, o disfarce do novo Kia Sportage está tão pesado que é quase impossível apontar algum detalhe do design. Os únicos detalhes que notamos são os faróis e lanternas provisórios, enquanto o para-choque traseiro parece estar incompleto. Uma mudança pequena, mas visível, é que este protótipo está com os espelhos laterais posicionados na porta, ao invés de ficarem na base das colunas A.

Falando nisso, a pequena janela-espia na coluna A substitui a peça de plástico preto usada no Sportage atual. Outro item interessante é o radar montado na frente do veículo, usado para segurança e os assistentes de condução. Ele parece bem grande, mas pode ser apenas um sistema provisório usado no desenvolvimento inicial.

O homem que filmou o carro em testes aproveitou para dar uma olhada dentro do veículo, mas ele também está bem camuflado no interior, usando instrumentos de testes bem rudimentares e peças de plástico nas portas. É um protótipo bem inicial, que não tem nem as peças finais da carroceria em produção

Levando em conta que este veículo está bem cru, a Kia não planeja lançar a quinta geração do Sportage tão cedo. Nossos colegas do The Korean Car Blog dizem que ele foi adiado e que levará um bom tempo para ser apresentado. Além da pandemia, uma das razões teria sido a saída do chefe de design da Kia. O que é dito nos bastidores é que a diretoria da marca não gostou do visual criado por Luc Donckerwolke e teria pedido por modificações que não agradaram o artista.

Enquanto o design do carro continua a ser um mistério, esperamos saber mais sobre sua possível mecânica nos próximos meses. Isso porque a Hyundai está perto de apresentar o novo Tucson e o Sportage costuma usar as mesmas motorizações. Ambos usaram uma plataforma mais sofisticada que irá reduzir o peso do veículo e que permitirá o uso de motores eletrificados.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com