Especulada pela imprensa internacional desde junho, quando foi fotografada ainda sob pesada camuflagem, a nova geração do BMW X1 (codinome interno U11) parece avançar rapidamente no ritmo de testes. Prova disso são as imagens deste novo flagra, captadas no sul da Europa e responsáveis por adiantar detalhes de protótipos rodando pela primeira vez em vias públicas.

Apesar dos disfarces, tudo indica que próximo X1 ficará ligeiramente mais comprido e mais alto que o atual. A inspiração para o design partirá dos irmãos maiores, especialmente X3 e X5, além de lançamentos recentes como o Série 5 reestilizado. A grade terá novo estilo, mas não ficará tão grande quanto nos modelos X7 e Série 4, por exemplo. Chamam atenção ainda as maçanetas embutidas em substituição às atuais do tipo puxador.

Galeria: Novo BMW X1 2021 - Flagra

Mecanicamente, informações ainda são desconhecidas. Tudo indica que serão mantidos os motores 1.5 de três cilindros e 2.0 de quatro cilindros, ambos turbo e dependendo da versão equipados com sistemas eletrificados (incluindo versões híbridas plug-in). Além disso, é cogitado o lançamento de uma inédita variante puramente elétrica chamada iX1, com design ligeiramente distinto.

A plataforma usada será a mesma de tração dianteira do Série 2 Active Tourer da próxima geração. O lançamento está programado para 2022, começando pelos principais mercados da Europa. Demais países, como o Brasil, receberão a novidade na sequência.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com