Apresentados no exterior há poucas semanas, os novos Stinger e Carnival não demoraram para ter seus passaportes carimbados com destino ao Brasil. A Kia confirmou recentemente a chegada de ambos ao mercado nacional no ano que vem, provavelmente ainda no primeiros semestre. Assim como acontece hoje, os dois aportarão por aqui importados da Coreia do Sul.

No caso do Stinger, as novidades incluem atualizações típicas de meia-vida: faróis com elementos internos dos faróis ligeiramente modificados, para-choque com alterações leves no formato das entradas de ar, lanternas interligadas e com nova assinatura noturna e novas saídas de escapamento. Também foram redesenhadas as rodas de 18 e 19 polegadas e atualizadas as opções da paleta de cores da carroceria. 

Galeria: Kia Stinger 2021

Na cabine, são destaques a central multimídia de 10,25 polegadas (contra 8" da anterior) e as novas opções de revestimento. A iluminação ambiente também foi atualizada e agora dispõe de 64 cores selecionáveis. Sob o capô, certamente será mantido o atual motor V6 3.3 biturbo de 370 cv 52 kgfm de torque. O câmbio seguirá automático de 8 marchas, com tração traseira.

Já na Carnival as mudanças são bem mais profundas, justamente pelo fato de ser uma geração completamente nova. Chamada em alguns mercados de Sedona, a minivan rompeu esteticamente com tudo o que remetia à linhagem anterior e adotou linhas mais agressivas e detalhes inspirados em SUVs, incluindo teto alto e carroceria mais angulada.

Internamente, o destaque vai para a adoção de materiais mais refinados no acabamento, ergonomia otimizada e ainda mais tecnologia embarcada. No painel, chama atenção o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas interligado à central multimídia com tela de igual medida, formando um layout parecido com o dos modelos mais recentes da Mercedes-Benz.

Kia Carnival 2021

De acordo com o mercado, é oferecida em versões com capacidade para 7, 9 ou 11 passageiros - no Brasil, a Carnival antiga ainda à venda leva até 8 pessoas. As medidas gerais são de 5,15 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 3,09 metros de distância entre-eixos. Dependendo da configuração, são oferecidos recursos como bancos tipo poltrona com mecanismo reclinável, carregadores USB instalados na parte de trás dos assentos, redes de armazenamento, gaveta e bandeja embutida.

Sob o capô, consumidores da Coreia do Sul podem escolher entre três opções de motorização: 3.5 V6 GDI com injeção direta de 294 cv, 3.5 V6 MPI de 271 cv e 2.2 turbodiesel de 202 cv. Em todos os casos a transmissão é automática de 8 marchas. Por aqui, o modelo atual usa motor 3.3 V6 com potência de 270 cv e torque máximo de 32,4 kgfm.

Fotos: Divulgação 

Galeria: Kia Carnival 2021

Envie seu flagra! flagra@motor1.com