Na lista de programas de TV marcados pela participação de automóveis icônicos, a série britânica Mr. Bean é sempre uma das mais lembradas pelo público. Não apenas pela pegada humorística e carregada de aventuras, mas também pela curiosa relação do personagem de Rowan Atkinson com o pequeno Mini Mark III amarelo ‘Citron’.

O modelo foi desenvolvido em 1974 e ficou famoso ao participar de um total de 14 episódios filmados entre 1989 e 1995, nos quais o personagem interpretado por Atkinson viveu uma série de aventuras e quase acidentes ao volante do distinto Mini amarelo com capô preto. Desde a primeira participação do compacto no seriado até hoje já se vão mais de 30 anos.

Galeria: Mini Cooper Mr. Bean

Pintado em um chamativo tom de amarelo com capô preto, o modelo que hoje é parte da coleção BMW Group Classic tem motor 1.0 de 4 cilindros com potência de modestos 34 cv. Entre outras particularidades, tinha volante removível e nas portas havia até mesmo uma tranca (com direito a cadeado e tudo) para que Mr. Bean pudesse proteger seu “pequenino” de um possível furto.

Desde o Mini original da série até o dias de hoje, o Cooper passou por várias gerações e até mudou de proposta. Deixou de lado o apelo popular e citadino e se tornou um compacto de luxo com design retrô e vocação esportiva.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com