A FCA comemora nesta semana no mercado brasileiro a comercialização da unidade de número 200 mil do Jeep Compass. Lançado por aqui em setembro de 2016, o modelo é produzido em Goiana (PE) ao lado do Renegade e da picape Fiat Toro, sendo considerado um dos grandes sucessos comerciais da marca no país. O Brasil, vale lembrar, foi o primeiro país a vendê-lo e produzi-lo no mundo - só depois foram abertas linhas de montagem na Índia, Itália e México.

Junto com o irmão Renegade, é responsável pelo crescimento da Jeep no país nos últimos anos e pelo acirramento da concorrência na categoria. Atualmente, é comercializado em sete diferentes versões, que variam de acordo com a lista de equipamentos, tipo do motor (2.0 flex de 166 cv ou 2.0 turbodiesel de 170 cv), escolha do câmbio (automático de 6 ou 9 velocidades) e opção de tração (dianteira ou 4x4).

Galeria: Jeep Compass Sport Flex Teste Brasil

Entre outros diferenciais, o Compass se destaca na categoria por ser o único a oferecer opção de motor turbodiesel. Com 2.0 litros de deslocamento e 170 cv de potência, o propulsor Multijet II sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida e Selec-Terrain. No quesito tecnologia, é um dos poucos carros nacionais que podem ser equipados com itens como controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCWp), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e estacionamento semi-autônomo.

“O Compass representa a união de design, sofisticação e tecnologia ao espírito Jeep. Ele chegou para ditar um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial e foi o que fez. Seus resultados, juntamente ao êxito do Jeep Renegade, consolidaram a marca no Brasil e garantiram não só um ótimo desempenho no mercado nacional, mas também destaque global, com melhor percentual de participação da Jeep no segmento de SUVs entre todos os países”, comenta Alexandre Aquino, gerente sênior do brand Jeep para a América Latina.

Ford Territory x Jeep Compass x Chevrolet Equinox

Recentemente, o modelo chegou à linha 2021 mais equipado graças à adoção de novos itens de série nas versões Longitude e S. Os preços variam entre R$ 126.290 e R$ 213.190. Para a linha 2022, que estreará no ano que vem, são aguardadas mudanças mais profundas, incluindo redesenho da dianteira, painel com nova central multimídia e o novo motor 1.3 turboflex.

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com

Galeria: Jeep Renegade e Compass 2021

Envie seu flagra! flagra@motor1.com