Novo SUV médio mais barato que o Tiguan terá motor 1.4 turbo de 150 cv

O próximo carro inédito da Volkswagen para o Brasil será o resultado final do Projeto Tarek, um SUV médio que será uma opção mais em conta em relação ao Tiguan. Ainda em desenvolvimento, a novidade foi avistada em Chubut, região da Patagônia na Argentina que é muito usada para testes de veículos no inverno, inclusive de off-road e condições não tão boas assim de asfalto. O lançamento acontecerá no 1º semestre de 2021.

As fotos, publicadas pelo Argentina Autoblog, mostram um dos protótipos rodando praticamente sem camuflagem. A traseira está apenas com um adesivo sobre o logo da Volkswagen, mas todo o resto está limpo. Não que vá mudar muita coisa, já que a parte de trás do SUV aparenta ser idêntica ao Tharu, versão chinesa do Projeto Tarek que já é vendida por lá. Também é a primeira vez que ele aparece no país vizinho longe da fábrica da marca em Pacheco.

Galeria: Volkswagen Tarek - Flagra na Argentina

Oficialmente, a Volkswagen diz que o crossover será lançado no 1º semestre de 2021, produzido na Argentina. Embora seja chamado de Tarek, este é apenas o nome do projeto e o batismo final será divulgado neste mês, sendo usado não só aqui na América do Sul, como também no México e Rússia. A única certeza é que o nome não será Tharu, como na China.

Além do nome diferente, sabemos que o Tarek também terá um visual diferente no mercado global. Já o vimos em um flagra no México e, recentemente, na Argentina, mostrando que terá uma grade mais semelhante ao Tiguan reestilizado e Atlas Sport, descartando a cara de Atlas que ele usa na China. Segundo Pablo Di Si, presidente da marca na América Latina, o carro terá alterações por dentro e por fora para agradar os clientes na região.

No primeiro momento, o Tarek chegará às lojas com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Este propulsor turbinado é um velho conhecido, já que equipa outros modelos como T-Cross, Tiguan, além de ter sido usado no Jetta anterior e no Golf. Trabalhará com o câmbio automático Tiptronic de 6 marchas com conversor de torque, apenas com tração dianteira.

Volkswagen Tarek - Flagra da frente
Volkswagen Tarek - Flagra no México

Rumores na Argentina falam que, no futuro, ele ainda terá uma segunda opção de motorização, na forma do 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm. Será uma opção mais esportiva, tanto que é conhecido como projeto Tarek GTi, e é dito que ele terá câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e 6 marchas, tração integral 4Motion e o pacote visual R-Line, ganhando uma cara mais agressiva.

O Tarek será o último produto do plano inicial de 20 lançamentos até 2020 que a Volkswagen havia iniciado. No meio de caminho, alguns deles acabaram ficando de lado, como o substituto do Gol, que foi congelado para compensar as perdas durante os últimos meses. A fabricante ainda está revendo seus planos para o próximo ciclo de investimentos, decidindo o que será cancelado ou apenas adiado. Entre eles está a picape Tarok, mostrada no Salão de São Paulo 2018.