• Kia Stonic 2021 estará disponível na Europa até o fim de 2020
  • Versão híbrida leve é a principal novidade do SUV compacto

Atração no Salão do Automóvel de 2018, o Kia Stonic chegou a ser cotado para o Brasil, mas acabou sendo preterido pela marca por conta de sua estratégia para o país. Enquanto isso, o SUV compacto chega à linha 2021 na Europa com atualizações no visual e em termos de equipamentos além de uma inédita versão híbrida leve. 

Um dos principais modelo do portfólio da marca na região, o Kia Stonic tem como destaques na linha 2021 itens como novos sistemas de assistência, informação e entretenimento, serviços on-line UVO Connect, novas opções de cores e uma gama de motores atualizada.

Galeria: Kia Stonic 2021

Em termos de visual externo, as mudanças foram sutis com novos faróis de LED e rodas de liga leve aro 16" redesenhadas. Na cabine, destaque para o novo sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 8" (o antigo tinha 7") com conexão sem fio para smartphones e um novo quadro de instrumentos com uma tela maior: 4,2" contra 3,5" do modelo anterior. 

Híbrido leve

A nova gama de motores conta com a versão híbrida leve EcoDynamics+ em opções de 100 ou 120 cv, que combina o motor 1.0 T-Gdi Smartstream de injeção direta e turbo com um sistema elétrico (MHEV) de 48 volts. 

Nesse sistema há recuperação de energia na frenagem e o motor de combustão interna pode ser desligado em velocidades de até 125 km/h, sendo acionado automaticamente quando o motorista pisa no acelerador, freio ou embreagem. Há opção de câmbio manual ou automático DCT e três modos de condução: Eco, Normal, Sport.

Lançado em 2017 na Europa, o Kia Stonic já teve mais de 150.000 unidades vendidas na região, sendo o quarto modelo mais vendido da marca por lá. O lançamento oficial com a divulgação de mais detalhes, preços e versões ocorrerá até o fim de 2020.