A representatividade do varejo na composição do mercado brasileiro recuou levemente em julho. Dos 163.083 automóveis e comerciais leves, 58,08% do total foram através da modalidade, contra mais de 60% em junho. A Chevrolet (20,78%) se manteve como líder e com boa vantagem sobre a Volkswagen (14,02%). Hyundai (11,39%), Fiat (11,21%) e Toyota (8,36%) repetiram as mesmas posições dos últimos meses.
Pelo 10º mês seguido, Chevrolet Onix (7.993) e Hyundai HB20 (5.985) foram os automóveis preferidos. Na mesma briga de junho pelo 3º lugar, desta vez o Ford Ka (3.608) ficou à frente do Fiat Argo (3.578). Em quinto, o Chevrolet Onix Plus (3.519) manteve a posição de liderança entre os sedãs. Briga acirrada também pela sexta posição entre Renault Kwid (3.233) e VW Polo (3.137).
Com praticamente metade de seus emplacamentos, o Chevrolet Tracker (2.960) chegou ao 4º mês consecutivo na ponta entre os SUVs e crossovers – líder geral no segmento, o VW T-Cross (2.087) foi apenas o 13º, pouco à frente do Ford Ecosport (1.782).
Fortes nas vendas diretas, os modelos da Jeep foram modestos: o Renegade (1.353) ficou fora do top 20 e o Compass (895) foi apenas o 30º. Destaque também para a disputa acirrada entre o VW Tiguan (684) e o Chevrolet Equinox (660) e para a BMW emplacando dois modelos no top 50: o 320i (441) em 41º e o X1 (360) em 45º, ambos com mais de 87% de seus registros na modalidade.
Preferida entre os comerciais leves em maio e junho, a Chevrolet S10 (856), que acaba de ser renovada, caiu para a quarta posição. A briga pela ponta foi acirrada, com a Toyota Hilux (1.534) à frente da Fiat Strada (958), que havia sido apenas a 17ª no último ranking. A VW Saveiro (252), terceira na lista global, foi apenas a 14ª colocada.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUL. 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 7.993 | 82,27% | 9.716 |
2º | HYUNDAI HB20 | 5.985 | 76,22% | 7.852 |
3º | FORD KA | 3.608 | 84,71% | 4.259 |
4º | FIAT ARGO | 3.578 | 75,23% | 4.756 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.519 | 67,61% | 5.205 |
6º | RENAULT KWID | 3.233 | 75,64% | 4.274 |
7º | VW POLO | 3.137 | 86,90% | 3.610 |
8º | CHEVROLET TRACKER | 2.960 | 48,76% | 6.070 |
9º | TOYOTA COROLLA | 2.841 | 87,01% | 3.265 |
10º | HYUNDAI CRETA | 2.349 | 58,48% | 4.017 |
11º | HONDA HR-V | 2.263 | 95,20% | 2.377 |
12º | FIAT MOBI | 2.261 | 64,84% | 3.487 |
13º | VW T-CROSS | 2.087 | 20,44% | 10.211 |
14º | HYUNDAI HB20S | 1.820 | 89,61% | 2.031 |
15º | FORD ECOSPORT | 1.782 | 85,76% | 2.078 |
16º | NISSAN KICKS | 1.688 | 69,81% | 2.418 |
17º | VW FOX | 1.637 | 92,17% | 1.776 |
18º | CHEVROLET SPIN | 1.500 | 81,92% | 1.831 |
19º | VW VIRTUS | 1.471 | 55,68% | 2.642 |
20º | VW GOL | 1.464 | 33,07% | 4.427 |
21º | JEEP RENEGADE | 1.353 | 28,57% | 4.735 |
22º | RENAULT SANDERO | 1.300 | 64,84% | 2.005 |
23º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.259 | 88,98% | 1.415 |
24º | HONDA CIVIC | 1.200 | 97,56% | 1.230 |
25º | FIAT CRONOS | 1.111 | 83,10% | 1.337 |
26º | HONDA FIT | 1.064 | 90,09% | 1.181 |
27º | FORD KA SEDAN | 1.034 | 45,89% | 2.253 |
28º | RENAULT DUSTER | 960 | 67,51% | 1.422 |
29º | VW UP | 906 | 89,26% | 1.015 |
30º | JEEP COMPASS | 895 | 18,70% | 4.786 |
31º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 818 | 90,49% | 904 |
32º | TOYOTA YARIS SEDAN | 752 | 71,69% | 1.049 |
33º | VW TIGUAN | 684 | 78,08% | 876 |
34º | CHEVROLET EQUINOX | 660 | 89,55% | 737 |
35º | FIAT SIENA | 632 | 73,83% | 856 |
36º | NISSAN VERSA | 577 | 84,73% | 681 |
37º | TOYOTA ETIOS HATCH | 572 | 76,57% | 747 |
38º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 571 | 100,00% | 571 |
39º | HONDA WR-V | 559 | 94,91% | 589 |
40º | TOYOTA SW4 | 472 | 78,15% | 604 |
41º | BMW 320i | 441 | 92,65% | 476 |
42º | VW JETTA | 439 | 66,11% | 664 |
43º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 383 | 98,97% | 387 |
44º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 377 | 67,68% | 557 |
45º | BMW X1 | 360 | 87,80% | 410 |
46º | CITROËN C4 CACTUS | 335 | 33,30% | 1.006 |
47º | RENAULT CAPTUR | 279 | 20,10% | 1.388 |
48º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 277 | 60,88% | 455 |
49º | HONDA CITY | 274 | 74,66% | 367 |
50º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 244 | 43,81% | 557 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUL. 20 |
1º | TOYOTA HILUX | 1.534 | 65,92% | 2.327 |
2º | FIAT TORO | 1.460 | 34,29% | 4.258 |
3º | FIAT STRADA | 958 | 14,59% | 6.564 |
4º | CHEVROLET S10 | 856 | 54,59% | 1.568 |
5º | FORD RANGER | 623 | 36,03% | 1.729 |
6º | VW AMAROK | 599 | 74,04% | 809 |
7º | CHEVROLET MONTANA | 560 | 56,45% | 992 |
8º | MITSUBISHI L200 | 421 | 33,79% | 1.246 |
9º | FIAT FIORINO | 398 | 29,39% | 1.354 |
10º | VW EXPRESS | 385 | 87,90% | 438 |
11º | HYUNDAI HR | 370 | 75,20% | 492 |
12º | NISSAN FRONTIER | 328 | 53,59% | 612 |
13º | KIA K2500 | 298 | 99,67% | 299 |
14º | VW SAVEIRO | 252 | 8,91% | 2.828 |
15º | RENAULT DUSTER OROCH | 173 | 37,28% | 464 |
16º | IVECO DAILY 35-150 | 170 | 97,14% | 175 |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 157 | 100,00% | 157 |
18º | RENAULT MASTER | 136 | 32,46% | 419 |
19º | IVECO DAILY 30S13 | 136 | 95,10% | 143 |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 130 | 100,00% | 130 |
21º | PEUGEOT EXPERT | 98 | 56,98% | 172 |
22º | FIAT DUCATO | 64 | 14,99% | 427 |
23º | CITROËN JUMPY | 39 | 41,05% | 95 |
24º | IVECO DAILY 35S14 | 39 | 86,67% | 45 |
25º | PEUGEOT PARTNER | 22 | 19,13% | 115 |
26º | EFFA V21 | 22 | 100,00% | 22 |
27º | JAC V260 | 20 | 100,00% | 20 |
28º | PEUGEOT BOXER | 14 | 50,00% | 28 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 14 | 100,00% | 14 |
30º | CITROËN JUMPER | 13 | 68,42% | 19 |
31º | IVECO DAILY 30-130 | 13 | 86,67% | 15 |
32º | EFFA V22 | 12 | 100,00% | 12 |
33º | FOTON AUMARK 1039 | 11 | 100,00% | 11 |
34º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 9 | 100,00% | 9 |
35º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 4 | 100,00% | 4 |
36º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 4 | 100,00% | 4 |
37º | IVECO DAILY | 3 | 75,00% | 4 |
38º | EFFA V25 | 2 | 100,00% | 2 |
39º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 100,00% | 2 |
40º | MERCEDES-BENZ VITO | 2 | 100,00% | 2 |
41º | RAM 2500 | 1 | 0,95% | 105 |
42º | CITROËN BERLINGO | 1 | 100,00% | 1 |
43º | EFFA K02 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | GM C1404 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | HAFEI START PICK-UP | 1 | 100,00% | 1 |
46º | LIFAN FOISON | 1 | 100,00% | 1 |
47º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com