A Volkswagen do Brasil comemora nesta semana a conclusão de um importante projeto de engenheira: o desenvolvimento de veículos de testes para a marca tcheca Skoda. Conforme explica a empresa, os trabalhos foram iniciados no final de 2018 e envolveram diferentes áreas da companhia, sempre tomando como base a plataforma modular MQB.

A ideia foi avaliar o padrão de operações entre todas as marcas do grupo Volkswagen e abranger áreas como manufatura, qualidade e logística central. O projeto envolveu as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e de São José dos Pinhais (PR). No total, foram construídos veículos, carrocerias e plataformas, em grande parte com direção Right Hand Drive (Direção do Lado Direito), e montados em sinergia com o processo produtivo.

Galeria: Skoda Kamiq 2019

"Todos os envolvidos nesse projeto estiveram comprometidos em manter o cronograma de construção e exportação dos veículos, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia do novo coranavírus. Nós, da Volkswagen do Brasil, conseguimos mais uma vez contribuir com o grupo em trabalhos sinérgicos no desenvolvimento global", afirma Francis Aires, gerente da engenharia de protótipos da VW Brasil.

A identidade dos protótipos e veículos construídos não foi revelada. Em comunicado, a Volkswagen disse apenas que o projeto contemplou o desenvolvimento de "modelos para a comercialização exclusiva em mercados no exterior". A Skoda, vale lembrar, é considerada a marca 'racional' do grupo alemão e vem conquistando bastante espaço nos últimos anos.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com