A pandemia do novo coronavírus contribuiu de maneira decisiva para que a Alemanha registrasse o pior 1º semestre nas vendas de veículos novos desde 1975, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Foram registradas 1.210.622 unidades, 34,5% a menos do que as 1.849.000 unidades comercializadas no mesmo período de 2019.
Nenhuma montadora presente no top 20 teve resultados positivos – a líder Volkswagen (223.227), por exemplo, perdeu 35% de seus compradores. Com a Mercedes (117.355) confortável na 2ª posição, a briga pelo 3º lugar promete ser acirrada até dezembro, já que a BMW superou a Audi por pouco mais de 200 unidades (98.839 x 98.623). Mitsubishi (24.222) e Volvo (21.315) foram as únicas com quedas abaixo dos 20%.
O VW Golf (60.334) manteve-se bem à frente entre os modelos, mas com retração superior a 43%. A vantagem sobre o VW Tiguan (29.419), que havia sido de quase 63 mil unidades no ano passado, caiu pela metade. Quem se deu bem – dentro do possível – foi o Ford Focus (26.213), que subiu da 5ª para a 3ª posição, e o VW Passat (24.602), que era oitavo há 12 meses.
O grande destaque do período, no entanto, foi a Ducato. Com alta de 7%, a van da Fiat saltou da 21ª para a quinta colocação. Estável em relação aos números de 2019, o BMW Série 3 (19.892) superou os VW Polo (19.670) e T-Roc (19.491) para se firmar em 6º, contra o 23º lugar do ano passado. Seus principais rivais, por sua vez, perderam espaço: o Mercedes Classe C (18.236) caiu de 4º para 10º, enquanto o Audi A4 (17.519) ficou fora do top 10.
Lançado no país em 2019, o VW T-Cross (11.488) encerrou a 1ª etapa de 2020 na 29ª posição, com potencial de encerrar o ano no top 20. Com nova geração no mercado, o CLA (10.570) foi outro destaque: ausente do top 50 em 2019, o modelo da Mercedes cresceu quase 50% e assumiu a 35ª posição. Assim como no Brasil, o up! vive mau momento por lá: com apenas 8.858 unidades, o menor dos VW ficou fora do top 40.
POS. | MODELO | 1º SEM 20 | % MERCADO 2020 | 1º SEM 19 | % VARIAÇÃO | POS. 2019 |
1º | VW GOLF | 60.334 | 5,0% | 106.366 | -43,3% | 1º |
2º | VW TIGUAN | 29.419 | 2,4% | 43.383 | -32,2% | 2º |
3º | FORD FOCUS | 26.213 | 2,2% | 31.877 | -17,8% | 5º |
4º | VW PASSAT | 24.602 | 2,0% | 30.422 | -19,1% | 8º |
5º | FIAT DUCATO | 22.371 | 1,8% | 20.901 | 7,0% | 21º |
6º | BMW SÉRIE 3 | 19.892 | 1,6% | 19.883 | 0,0% | 23º |
7º | VW POLO | 19.670 | 1,6% | 33.530 | -41,3% | 3º |
8º | VW T-ROC | 19.491 | 1,6% | 31.302 | -37,7% | 6º |
9º | SKODA OCTAVIA | 18.873 | 1,6% | 30.945 | -39,0% | 7º |
10º | MERCEDES CLASSE C | 18.236 | 1,5% | 32.132 | -43,2% | 4º |
11º | OPEL CORSA | 17.850 | 1,5% | 24.593 | -27,4% | 11º |
12º | AUDI A4 | 17.519 | 1,4% | 28.694 | -38,9% | 9º |
13º | MINI | 16.944 | 1,4% | 23.465 | -27,8% | 15º |
14º | FORD FIESTA | 16.199 | 1,3% | 23.202 | -30,2% | 16º |
15º | MERCEDES CLASSE A | 15.327 | 1,3% | 21.666 | -29,3% | 19º |
16º | SEAT LEON | 15.324 | 1,3% | 18.549 | -17,4% | 25º |
17º | OPEL ASTRA | 15.184 | 1,3% | 22.364 | -32,1% | 18º |
18º | AUDI A6 | 14.264 | 1,2% | 23.966 | -40,5% | 12º |
19º | MERCEDES CLASSE E | 14.210 | 1,2% | 23.484 | -39,5% | 14º |
20º | AUDI A3 | 14.158 | 1,2% | 25.208 | -43,8% | 10º |
21º | MERCEDES GLK / GLC | 14.026 | 1,2% | 17.018 | -17,6% | 28º |
22º | VW CADDY | 13.492 | 1,1% | 16.424 | -17,9% | 31º |
23º | BMW SÉRIE 1 | 12.765 | 1,1% | 17.554 | -27,3% | 27º |
24º | VW TRANSPORTER | 12.138 | 1,0% | 23.494 | -48,3% | 13º |
25º | RENAULT CLIO | 11.940 | 1,0% | 12.837 | -7,0% | 45º |
26º | AUDI Q3 | 11.901 | 1,0% | 12.501 | -4,8% | 46º |
27º | FIAT 500 | 11.640 | 1,0% | 17.781 | -34,5% | 26º |
28º | MITSUBISHI MIRAGE | 11.600 | 1,0% | 11.314 | 2,5% | - |
29º | VW T-CROSS | 11.488 | 0,9% | 5.262 | 118,3% | - |
30º | VW TOURAN | 11.448 | 0,9% | 22.482 | -49,1% | 17º |
31º | BMW SÉRIE 5 | 11.378 | 0,9% | 16.864 | -32,5% | 29º |
32º | BMW X3 | 11.196 | 0,9% | 13.507 | -17,1% | 41º |
33º | BMW X1 | 11.145 | 0,9% | 20.281 | -45,0% | 22º |
34º | SEAT ATECA | 10.687 | 0,9% | 14.957 | -28,5% | 36º |
35º | MERCEDES CLA | 10.570 | 0,9% | 7.131 | 48,2% | - |
36º | KIA CEED | 10.523 | 0,9% | 10.472 | 0,5% | - |
37º | SKODA KAROK | 10.194 | 0,8% | 15.659 | -34,9% | 34º |
38º | SKODA KODIAQ | 10.018 | 0,8% | 10.934 | -8,4% | - |
39º | MERCEDES CLASSE V | 9.007 | 0,7% | 10.219 | -11,9% | - |
40º | BMW SÉRIE 2 | 8.986 | 0,7% | 16.576 | -45,8% | 30º |
41º | SKODA FABIA | 8.896 | 0,7% | 21.608 | -58,8% | 20º |
42º | VW UP | 8.858 | 0,7% | 16.086 | -44,9% | 32º |
43º | OPEL GRANDLAND X | 8.701 | 0,7% | 10.956 | -20,6% | - |
44º | SKODA KAMIQ | 8.674 | 0,7% | 0 | - | - |
45º | SEAT ARONA | 8.660 | 0,7% | 11.786 | -26,5% | 49º |
46º | FORD TRANSIT | 8.634 | 0,7% | 10.803 | -20,1% | - |
47º | HYUNDAI KONA | 8.534 | 0,7% | 10.514 | -18,8% | - |
48º | RENAULT TWINGO | 8.248 | 0,7% | 10.548 | -21,8% | - |
49º | RENAULT CAPTUR | 8.223 | 0,7% | 13.205 | -37,7% | 43º |
50º | AUDI Q5 | 7.940 | 0,7% | 10.875 | -27,0% | - |
POS. | MARCA | 1º SEM 20 | % MERCADO 2020 | 1º SEM 19 | % VARIAÇÃO | POS. 2019 |
1º | VW | 223.227 | 18,4% | 344.194 | -35,1% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ | 117.355 | 9,7% | 161.178 | -27,2% | 2º |
3º | BMW | 98.839 | 8,2% | 139.826 | -29,3% | 5º |
4º | AUDI | 98.623 | 8,1% | 148.538 | -33,6% | 3º |
5º | FORD | 84.007 | 6,9% | 143.354 | -41,4% | 4º |
6º | SKODA | 71.868 | 5,9% | 107.386 | -33,1% | 7º |
7º | OPEL | 60.820 | 5,0% | 117.425 | -48,2% | 6º |
8º | SEAT | 50.007 | 4,1% | 68.202 | -26,7% | 9º |
9º | RENAULT | 47.879 | 4,0% | 68.714 | -30,3% | 8º |
10º | FIAT | 39.095 | 3,2% | 49.426 | -20,9% | 11º |
11º | HYUNDAI | 38.148 | 3,2% | 62.095 | -38,6% | 10º |
12º | TOYOTA | 29.729 | 2,5% | 44.416 | -33,1% | 12º |
13º | KIA | 25.899 | 2,1% | 34.892 | -25,8% | 16º |
14º | MITSUBISHI | 24.222 | 2,0% | 28.319 | -14,5% | 18º |
15º | PEUGEOT | 23.718 | 2,0% | 38.197 | -37,9% | 14º |
16º | CITROËN | 22.780 | 1,9% | 32.550 | -30,0% | 17º |
17º | VOLVO | 21.315 | 1,8% | 26.521 | -19,6% | 19º |
18º | DACIA | 20.222 | 1,7% | 40.838 | -50,5% | 13º |
19º | MAZDA | 17.179 | 1,4% | 35.405 | -51,5% | 15º |
20º | MINI | 16.944 | 1,4% | 23.465 | -27,8% | - |
... | ... | ... | ... | ... |
| |
| ACUMULADO | 1.210.622 | ... | 1.849.000 | -34,5% | ... |
EM JUNHO
Pela 1ª vez desde 1990 vendendo menos do que a França, de acordo com o BSCB, a Alemanha encerrou junho com 220.272 veículos novos comercializados, queda superior a 32% frente a 2019. Este foi o pior mês de junho desde 1985, e também se refletiu no ranking de montadoras.
À exceção da Fiat (9.141) e da Mitsubishi (4.654), todas as demais no top 20 registraram quedas – vice-líder, a Mercedes (21.970) foi a única do top 10 com retração abaixo dos 10% (-8,7%). A Opel (9.764), por sua vez, perdeu mais da metade de seus compradores. Líder, a VW (39.126) perdeu 1,6 ponto percentual de participação nos últimos 12 meses.
Por modelos, a VW emplacou os dois primeiros colocados, com o Golf (10.425) à frente do Tiguan (6.095). Assim como nos dois meses anteriores, o grande destaque ficou por conta da Ducato (5.420) em seu 4º top 10 consecutivo – a van da Fiat ainda conseguiu uma inédita liderança nas vendas no varejo.
Praticamente estável em relação a 2019, o Ford Focus (5.155) superou o VW T-Roc (4.020) com boa margem para garantir a quarta posição. A retração mais baixa da Mercedes em relação à maioria das marcas teve relação direta com alguns de seus principais modelos: à exceção do Classe C (3.386) e do Classe A (3.221), o Classe E (2.471), o Classe V (2.255), o GLC (2.118) e principalmente o CLA (1.838) tiveram altas expressivas.
POS. | MODELO | JUN.20 | % MERCADO 2020 | JUN.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW GOLF | 10.425 | 4,7% | 18.692 | 5,7% | -44,2% |
2º | VW TIGUAN | 6.095 | 2,8% | 8.012 | 2,5% | -23,9% |
3º | FIAT DUCATO | 5.420 | 2,5% | 3.240 | 1,0% | 67,3% |
4º | FORD FOCUS | 5.155 | 2,3% | 5.159 | 1,6% | -0,1% |
5º | VW T-ROC | 4.020 | 1,8% | 5.646 | 1,7% | -28,8% |
6º | SKODA OCTAVIA | 3.658 | 1,7% | 4.972 | 1,5% | -26,4% |
7º | VW PASSAT | 3.468 | 1,6% | 6.107 | 1,9% | -43,2% |
8º | VW POLO | 3.443 | 1,6% | 5.026 | 1,5% | -31,5% |
9º | MERCEDES CLASSE C | 3.386 | 1,5% | 4.745 | 1,5% | -28,6% |
10º | SEAT LEON | 3.312 | 1,5% | 4.050 | 1,2% | -18,2% |
11º | BMW SÉRIE 3 | 3.285 | 1,5% | 4.017 | 1,2% | -18,2% |
12º | MINI | 3.239 | 1,5% | 4.253 | 1,3% | -23,8% |
13º | MERCEDES CLASSE A | 3.221 | 1,5% | 3.264 | 1,0% | -1,3% |
14º | FORD FIESTA | 3.183 | 1,4% | 3.919 | 1,2% | -18,8% |
15º | AUDI A3 | 3.049 | 1,4% | 3.372 | 1,0% | -9,6% |
16º | OPEL CORSA | 2.892 | 1,3% | 4.461 | 1,4% | -35,2% |
17º | AUDI A6 | 2.849 | 1,3% | 4.612 | 1,4% | -38,2% |
18º | MITSUBISHI MIRAGE | 2.760 | 1,3% | 1.380 | 0,4% | 100,0% |
19º | BMW SÉRIE 1 | 2.750 | 1,2% | 2.980 | 0,9% | -7,7% |
20º | BMW X1 | 2.689 | 1,2% | 4.869 | 1,5% | -44,8% |
21º | OPEL ASTRA | 2.657 | 1,2% | 4.370 | 1,3% | -39,2% |
22º | FIAT 500 | 2.603 | 1,2% | 3.909 | 1,2% | -33,4% |
23º | VW TRANSPORTER | 2.519 | 1,1% | 4.214 | 1,3% | -40,2% |
24º | RENAULT TWINGO | 2.489 | 1,1% | 2.352 | 0,7% | 5,8% |
25º | MERCEDES CLASSE E | 2.471 | 1,1% | 2.231 | 0,7% | 10,8% |
26º | RENAULT CLIO | 2.277 | 1,0% | 2.631 | 0,8% | -13,5% |
27º | MERCEDES CLASSE V | 2.255 | 1,0% | 1.905 | 0,6% | 18,4% |
28º | MERCEDES GLC | 2.118 | 1,0% | 1.590 | 0,5% | 33,2% |
29º | VW TOURAN | 2.018 | 0,9% | 3.958 | 1,2% | -49,0% |
30º | AUDI Q3 | 1.954 | 0,9% | 2.435 | 0,7% | -19,8% |
31º | FORD TRANSIT | 1.951 | 0,9% | 1.804 | 0,6% | 8,1% |
32º | BMW SÉRIE 5 | 1.896 | 0,9% | 2.561 | 0,8% | -26,0% |
33º | BMW SÉRIE 2 | 1.867 | 0,8% | 2.883 | 0,9% | -35,2% |
34º | SKODA KODIAQ | 1.866 | 0,8% | 2.202 | 0,7% | -15,3% |
35º | VW CADDY | 1.866 | 0,8% | 2.481 | 0,8% | -24,8% |
36º | MERCEDES CLA | 1.838 | 0,8% | 987 | 0,3% | 86,2% |
37º | SEAT ATECA | 1.827 | 0,8% | 2.736 | 0,8% | -33,2% |
38º | VW T-CROSS | 1.812 | 0,8% | 2.593 | 0,8% | -30,1% |
39º | SKODA FABIA | 1.799 | 0,8% | 4.584 | 1,4% | -60,8% |
40º | SKODA KAROQ | 1.766 | 0,8% | 3.170 | 1,0% | -44,3% |
41º | AUDI A4 | 1.747 | 0,8% | 5.296 | 1,6% | -67,0% |
42º | SKODA KAMIQ | 1.717 | 0,8% | 0 | 0,0% | - |
43º | KIA CEED | 1.670 | 0,8% | 2.468 | 0,8% | -32,3% |
44º | FORD KUGA | 1.561 | 0,7% | 3.556 | 1,1% | -56,1% |
45º | OPEL CROSSLAND X | 1.540 | 0,7% | 1.954 | 0,6% | -21,2% |
46º | VW UP | 1.528 | 0,7% | 2.731 | 0,8% | -44,0% |
47º | TOYOTA YARIS | 1.511 | 0,7% | 1.699 | 0,5% | -11,1% |
48º | HYUNDAI KONA | 1.488 | 0,7% | 1.890 | 0,6% | -21,3% |
49º | DACIA DUSTER | 1.482 | 0,7% | 2.223 | 0,7% | -33,3% |
50º | RENAULT ZOE | 1.448 | 0,7% | 1.020 | 0,3% | 42,0% |
POS. | MARCA | JUN.20 | % MERCADO 2020 | JUN.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW | 39.126 | 17,8% | 62.347 | 19,2% | -37,2% |
2º | MERCEDES-BENZ | 21.970 | 10,0% | 24.069 | 7,4% | -8,7% |
3º | BMW | 18.075 | 8,2% | 25.602 | 7,9% | -29,4% |
4º | FORD | 16.145 | 7,3% | 25.060 | 7,7% | -35,6% |
5º | AUDI | 15.597 | 7,1% | 24.100 | 7,4% | -35,3% |
6º | SKODA | 13.595 | 6,2% | 20.034 | 6,2% | -32,1% |
7º | RENAULT | 10.642 | 4,8% | 14.645 | 4,5% | -27,3% |
8º | OPEL | 9.764 | 4,4% | 20.461 | 6,3% | -52,3% |
9º | FIAT | 9.141 | 4,1% | 9.009 | 2,8% | 1,5% |
10º | SEAT | 8.993 | 4,1% | 14.146 | 4,3% | -36,4% |
11º | HYUNDAI | 6.414 | 2,9% | 11.103 | 3,4% | -42,2% |
12º | TOYOTA | 4.973 | 2,3% | 7.651 | 2,4% | -35,0% |
13º | PEUGEOT | 4.815 | 2,2% | 6.408 | 2,0% | -24,9% |
14º | MITSUBISHI | 4.654 | 2,1% | 4.187 | 1,3% | 11,2% |
15º | VOLVO | 4.647 | 2,1% | 4.693 | 1,4% | -1,0% |
16º | KIA | 4.110 | 1,9% | 6.691 | 2,1% | -38,6% |
17º | CITROËN | 4.008 | 1,8% | 5.445 | 1,7% | -26,4% |
18º | DACIA | 3.452 | 1,6% | 7.100 | 2,2% | -51,4% |
19º | MINI | 3.239 | 1,5% | 4.253 | 1,3% | -23,8% |
20º | MAZDA | 2.986 | 1,4% | 6.074 | 1,9% | -50,8% |
... | ... | ... | ... |
| ... | |
| TOTAL | 220.272 | 100,0% | 325.231 | 100,0% | -32,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Fotos: divulgação