Apesar das primeiras unidades já estarem embarcadas rumo ao Brasil, a Peugeot oficializou a produção do novo 208 em El Palomar apenas nesta sexta-feira (31). Mais do que simplesmente um novo modelo, o hatch inaugura uma nova fase para a fábrica na Argentina, que recebeu US$ 320 milhões em investimentos desde 2016 para chegar até a atual fase.

Segundo a Peugeot, a fábrica de El Palomar, com as mudanças, se torna uma das melhores do grupo no mundo. Além das mudanças estruturais e de equipamentos, os principais fornecedores foram incorporados na estrutura da planta, o que melhora o controle de qualidade e reduz o tempo de produção e logística dos itens necessários para a produção dos modelos na planta. 

Além disso, o Peugeot 208 é o primeiro modelo produzido na região com a plataforma CMP, base modular da PSA que serve de base (e servirá) para diversos modelos inclusive da Opel, como o Corsa. Depois do 208, tudo indica que o 2008 será o próximo produzido em El Palomar nos próximos anos, acompanhando as mudanças da segunda geração do SUV feito na Europa. 

Novo Peugeot 208 em El Palomar

A unidade de Porto Real (RJ), no Brasil, também se prepara para receber novos modelos na plataforma CMP. Mas na fábrica fluminense será feita uma nova família compacta da Citroën, incluindo hatch, sedã e crossover. Daqui, esta gama será exportada para diversos países, assim como acontecerá com o Peugeot 208 argentino. 

Novo Peugeot 208

O hatch será lançado no Brasil em setembro. Apesar da nova plataforma, terá o conhecido motor 1.6 aspirado como única opção, assim como o câmbio automático de 6 marchas. Em compensação, terá tecnologias como alerta de colisão com frenagem automática e alerta de saída de faixa. Ao que tudo indica, serão três versões, além de uma 100% elétrica chamada de 208 e-GT, esta importada da França como opção "esportiva" na linha. Preços deverão ser divulgados em breve.

Fotos: divulgação

Galeria: Novo Peugeot 208 em El Palomar

Envie seu flagra! flagra@motor1.com