Na lista de lançamentos mais importantes de 2020, o novo Peugeot 208 2021 tem sua vaga. Com lançamento em setembro, as primeiras unidades começam a sair da fábrica de El Palomar, na Argentina, rumo ao Brasil. Com isso, começará o abastecimento de concessionários nas próximas semanas para o início das vendas.

O Peugeot 208 se renovou por (quase) completo com a nova plataforma CMP. Para o Mercosul, o hatch terá o mesmo visual aplicado na Europa, inclusive no interior, onde se destaca com um painel de instrumentos digital 3D e a segunda geração do i-Cockpit, conjunto de um volante de menor diâmetro e o painel de instrumentos elevado - característica forte já na geração anterior e aplicado em modelos maiores, como o 3008. 

Quase por completo pois o novo 208 manterá o motor 1.6 aspirado como única opção. O esperado 1.2 turbo deve ficar para um segundo momento, já que se fala bastante sobre a produção deste motor na Argentina para tanto o hatch quanto para o SUV 2008, mas apenas em 2021 ou 2022. Hoje importado da Hungria, ficaria caro demais para o mercado local. 

Galeria: Novo Peugeot 208 (Argentina para o Brasil)

Em contraponto, ele terá tecnologias como alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, farol alto automático e carregador de smartphones por indução, além do sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto. Na versão topo, os faróis são full-LED, mas todas terão as luzes diurnas em LEDs. O câmbio será sempre o automático de 6 marchas no Brasil. 

A fábrica de Porto Real (RJ) também está sendo modificada para a produção da plataforma CMP, mas deve receber uma nova família de modelos Citroën, que serão vendidos no Brasil e exportados para os mercados do Mercosul. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com