Apesar das polêmicas envolvendo o design e dos impactos gerados pela pandemia, a nova geração do Hyundai Creta vem se mostrando um verdadeiro sucesso comercial na Índia. Por lá, o SUV começou a ser vendido em meados de março (poucos dias antes de o país entrar em regime de lockdown) e logo de cara já marcou posição como um dos mais vendidos do mercado local. No acumulado do ano, a marca afirma que já foram comercializadas mais de 20 mil unidades.

Em maio, por exemplo, a entrega de 3.212 unidades fez do Creta o veículo de passageiros mais vendido da Índia. No mês seguinte, o modelo alcançou o segundo lugar ao emplacar 7.207 unidades, ficando atrás apenas do Maruti Suzuki Alto. Os números naturalmente não superam as 10 mil unidades mensais que o Creta chegou a vender geração passada, mas sem dúvidas são bastante animadores dentro do cenário de queda abrupta do mercado em plena pandemia.

Galeria: Novo Hyundai Creta - Índia

Do volume total, a participação das versões equipadas com motor 1.5 turbodiesel de 115 cv surpreendeu. De acordo com Tarun Garg, diretor de vendas, aproximadamente 55% dos clientes optaram pelo propulsor a óleo. É um feito e tanto levando em conta que as variantes turbodiesel são sempre mais caras - por lá, os preços variam entre 999.000 e 17,2 milhões de rúpias (cerca de R$ 70.000 e R$ 120.000 numa conversão simples).

Oferecido desde a versão de entrada E até a topo de linha SX (O), o motor 1.5 diesel pode vir ligado a câmbios manual ou automático tradicional, sempre com 6 marchas. Dados de fábrica indicam consumo de 21,4 km/l e 18,5 km/l, respectivamente. O catálogo conta ainda com motores 1.5 aspirado a gasolina de 115 cv e 1.4 turbo também gasolina de 140 cv.

Novo Hyundai Creta - Índia

Novo Creta no Brasil

No Brasil, a estreia da nova geração do Creta é aguardada para 2021. Considerando que o SUV começou a ser vendido por aqui em 2017, a renovação visual deverá acontecer ainda no primeiro semestre. O lançamento terá papel estratégico dentro dos planos da Hyundai, principalmente levando em conta o acirramento da concorrência nos últimos meses e a chegada de rivais de peso como o novo Chevrolet Tracker.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com