Modelo poderá até voltar em nova geração no futuro, porém não há nada definido

Desde o lançamento da série especial de despedida Final Edition, em abril do ano passado, a saída definitiva do lendário Mitsubishi Pajero Full do mercado de SUVs era apenas questão de tempo. Prova disso vem da reportagem recente do jornal japonês Nikkei, que confirma para o ano que vem o encerramento da produção do modelo na fábrica de Gifu, no Japão.

Segundo a publicação, a unidade sofreu considerável queda no ritmo de fabricação nos últimos anos e será fechada diante da ociosidade das operações, levando consigo o legado do icônico utilitário. Com isso, a Mitsubishi ficará sem representação no segmento de SUVs grandes, já que internamente não há nenhum plano de curto prazo que contemple o desenvolvimento de um novo modelo do tipo.

Galeria: Mitsubishi Pajero Full 2017

Atingido diretamente pelas regras anti-poluição e de segurança cada vez mais rígidas, o atual Pajero Full já saiu de linha em mercados importantes da Europa e Ásia, mas se mantém viva no Brasil e em outros mercados emergentes. A Mitsubishi não nega que a imagem do modelo ainda é forte em muitos países, mas ao mesmo tempo ficou comercialmente inviável mantê-lo em produção diante da idade do projeto. Além disso, o segmento de SUVs grandalhões tem sofrido com a concorrência e perdido espaço para crossovers menores e mais eficientes.

Uma saída seria desenvolver uma nova geração híbrida, adequada à atual realidade do mercado e enquadrada nas novas normas ambientais. No entanto, a meta da empresa agora é tornar-se lucrativa e estrategicamente alinhada às diretrizes da aliança Renault-Nissan. Se o desenvolvimento de uma nova geração for aprovado, o mais provável é que aconteça apenas no longo prazo, gerando o hiato de alguns anos entre a despedida do modelo atual e a chegada do novo.

Fotos: Divulgação 

Fonte: Nikkei