Relançado depois de mais de 20 anos longe das concessionárias, o novo Ford Bronco está definitivamente levando a sério a missão de concorrer de igual para igual com o Jeep Wrangler. Prova disso é que, além das variantes tradicionais de 2 e 4 portas, o recém-chegado modelo também terá uma versão picape para disputar clientes com a Gladiator, variante camionete do rival da FCA.

Detalhes ainda são limitados, mas a revista Automobile Magazine adianta que o interesse em torno do projeto ganhou tanta força nos últimos meses que a Ford ordenou prioridade extra no desenvolvimento. Não por acaso, o lançamento que até então estava programado para 2024 foi antecipado agora para 2022.

Galeria: Ford Bronco 2021

Assim como acontece com a Gladiator, a picape do Bronco herdará do irmão SUV toda a estrutura mecânica e soluções do design. Dessa forma, será mantida a pegada retrô e os acertos estéticos exteriores e internos já conhecidos. Haverá sempre cabine dupla, quatro portas e caçamba com espaço suficiente para a proposta de uma picape de lazer com apelo voltado para uso off-road.

A ideia será posicioná-la como um modelo de nicho, com proposta life-style e diversas opções de personalização. Assim como no Bronco, também será possível remover portas e teto para ampliar a sensação de liberdade durante aventuras em trilhas e demais trechos off-road. Já o cliente que desejar uma picape voltada para o trabalho pesado encontrará outras opções no portfólio da Ford, desde a Ranger até as brutas da Série F.

A mecânica compartilhada com o Bronco incluirá motores 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque, e 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 55,3 kgfm. O câmbio poderá ser manual de 7 marchas (6+1, apenas no 2.3) ou automático de 10 marchas (2.3 e 2.7), sempre com sistema de tração 4x4. As duas caixas de transferência, como no SUV, terão operação eletrônica e os diferenciais dianteiro e traseiro (assinados pela Dana) serão bloqueáveis eletronicamente.

Ford Bronco 2021

A estratégia da Ford será focar daqui para frente no lançamento de SUVs e picapes, acompanhando o gosto do mercado e o crescimento desses segmentos. Tanto é que, além desse modelo derivado do Bronco original, a marca desenvolve uma picape com carroceria monobloco baseada em outro Bronco, o Sport, considerado o mais light da família. Terá sobrenome Maverick e chegará ao mercado em 2021.

Projeção: Aksyonov Nikita

Envie seu flagra! flagra@motor1.com