Em alta superior a 100% na comparação com o mesmo período do ano passado, o segmento de esportivos foi impulsionado em junho pela nova geração do 911. Com 126 emplacamentos, seu novo recorde, o modelo mais emblemático da Porsche se aproximou dos 40% de participação de mercado – em maio, um mês mais atípico por conta da pandemia, o 911 já havia se aproximado dos 50%.
Em retração relativamente baixa (-3%), o Ford Mustang (32) retomou a segunda posição perdida no ranking anterior. Com a maior queda no top 10 (-30,6%), o BMW Z4 (25) completou o pódio. Em briga acirrada pela quarta posição, o Porsche Boxster (17) levou a melhor sobre os BMW M2 (17) e M135i (15).
Chevrolet Camaro (14) e Porsche Cayman (9) vieram na sequência, ambos com avanços superiores a 27%. A35 (7) e CLA 35 (7) foram os dois representantes da Mercedes-AMG no pelotão de cima, com o A35 Sedan (6) estreando em 11º. Única station da lista, a Audi RS4 (5) garantiu o 12º lugar.
Esportivos | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/20 | MAI/20 | JUN/19 | % JUN 20 | % MAI 20 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | PORSCHE 911 | 126 | 62 | 15 | 39,87% | 49,60% | 103,23% | 740,00% |
2º | FORD MUSTANG | 32 | 12 | 33 | 10,13% | 9,60% | 166,67% | -3,03% |
3º | BMW Z4 | 25 | 11 | 36 | 7,91% | 8,80% | 127,27% | -30,56% |
4º | PORSCHE BOXSTER | 19 | 16 | 11 | 6,01% | 12,80% | 18,75% | 72,73% |
5º | BMW M2 | 17 | 4 | 6 | 5,38% | 3,20% | 325,00% | 183,33% |
6º | BMW M135i | 15 | 4 | 0 | 4,75% | 3,20% | 275,00% | - |
7º | CHEVROLET CAMARO | 14 | 1 | 11 | 4,43% | 0,80% | 1300,00% | 27,27% |
8º | PORSCHE CAYMAN | 9 | 6 | 7 | 2,85% | 4,80% | 50,00% | 28,57% |
9º | MERCEDES-AMG A35 HATCH | 7 | 2 | 0 | 2,22% | 1,60% | 250,00% | - |
10º | MERCEDES-AMG CLA35 | 7 | 0 | 0 | 2,22% | 0,00% | - | - |
11º | MERCEDES-AMG A35 SEDAN | 6 | 0 | 0 | 1,90% | 0,00% | - | - |
12º | AUDI RS4 | 5 | 2 | 9 | 1,58% | 1,60% | 150,00% | -44,44% |
13º | BMW SÉRIE 4 | 4 | 2 | 5 | 1,27% | 1,60% | 100,00% | -20,00% |
14º | MERCEDES-AMG C43 | 4 | 1 | 0 | 1,27% | 0,80% | 300,00% | - |
15º | MERCEDES-AMG GT 43 | 4 | 0 | 0 | 1,27% | 0,00% | - | - |
16º | JAGUAR F-TYPE | 3 | 0 | 1 | 0,95% | 0,00% | - | 200,00% |
17º | MERCEDES-AMG GT 63 S | 3 | 1 | 10 | 0,95% | 0,80% | 200,00% | -70,00% |
18º | BMW M5 | 2 | 1 | 3 | 0,63% | 0,80% | 100,00% | -33,33% |
19º | CHEVROLET CORVETTE | 2 | 0 | 2 | 0,63% | 0,00% | - | 0,00% |
20º | FERRARI 488 PISTA COUPÉ | 2 | 0 | 0 | 0,63% | 0,00% | - | - |
21º | MERCEDES-AMG C63 | 2 | 0 | 3 | 0,63% | 0,00% | - | -33,33% |
22º | FERRARI 488 PISTA SPIDER | 1 | 0 | 1 | 0,32% | 0,00% | - | 0,00% |
23º | FERRARI 488 SPIDER | 1 | 0 | 0 | 0,32% | 0,00% | - | - |
24º | FERRARI F8 TRIBUTO | 1 | 0 | 0 | 0,32% | 0,00% | - | - |
25º | FERRARI PORTOFINO | 1 | 0 | 0 | 0,32% | 0,00% | - | - |
26º | LAMBORGHINI HURACAN | 1 | 0 | 0 | 0,32% | 0,00% | - | - |
27º | MERCEDES-AMG E53 | 1 | 0 | 2 | 0,32% | 0,00% | - | -50,00% |
28º | MERCEDES-AMG GT C/GT R | 1 | 0 | 0 | 0,32% | 0,00% | - | - |
29º | MERCEDES-BENZ SLC | 1 | 0 | 0 | 0,32% | 0,00% | - | - |
|
| 316 | 125 | 155 | 100,00% | 100,00% | 152,80% | 103,87% |
NO 1º SEMESTRE
Único do mercado brasileiro a crescer no 1º semestre, o segmento de esportivos registrou um avanço de quase 34% sobre 2019. Grande destaque do período, por muito pouco a Porsche não emplacou os dois modelos preferidos. Além do 911 (500, +354,6%) disparado na liderança, a marca alemã viu o Boxster (163) ficar a menos de 20 unidades do Ford Mustang (181), nº 1 em 2019.
Quarto, o BMW Z4 (99) mais do que dobrou o resultado do ano passado. O estreante Mercedes-AMG A35 (42) quase entrou no top 5, ficando apenas uma unidade atrás do Porsche Cayman (43). Também novato, o Mercedes-AMG CLA 35 (39) superou um BMW M2 (37) em queda de quase 23%.
BMW M135i (34) e Chevrolet Camaro (25), outrora líder do segmento, completaram o top 10. Um dos dois representantes orientais da lista – o outro foi o Kia Stinger (2) -, o Subaru WRX (14) dobrou o número de emplacamentos do ano passado. Do lado italiano, a Ferrari mais bem posicionada no ranking foi a 488 Pista Coupé (3), que dividiu a 27ª posição com a versão 488 Pista Spider (3).
Esportivos | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2020 | % 2020 | 1º SEM. 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 |
1º | PORSCHE 911 | 500 | 37,48% | 110 | 11,01% | 354,55% |
2º | FORD MUSTANG | 181 | 13,57% | 213 | 21,32% | -15,02% |
3º | PORSCHE BOXSTER | 163 | 12,22% | 144 | 14,41% | 13,19% |
4º | BMW Z4 | 99 | 7,42% | 39 | 3,90% | 153,85% |
5º | PORSCHE CAYMAN | 43 | 3,22% | 65 | 6,51% | -33,85% |
6º | MERCEDES-AMG A35 HATCH | 42 | 3,15% | 0 | 0,00% | - |
7º | MERCEDES-AMG CLA35 | 39 | 2,92% | 0 | 0,00% | - |
8º | BMW M2 | 37 | 2,77% | 48 | 4,80% | -22,92% |
9º | BMW M135i | 34 | 2,55% | 0 | 0,00% | - |
10º | CHEVROLET CAMARO | 25 | 1,87% | 87 | 8,71% | -71,26% |
11º | AUDI RS4 | 20 | 1,50% | 30 | 3,00% | -33,33% |
12º | JAGUAR F-TYPE | 19 | 1,42% | 30 | 3,00% | -36,67% |
13º | BMW SÉRIE 4 | 17 | 1,27% | 22 | 2,20% | -22,73% |
14º | SUBARU WRX | 14 | 1,05% | 7 | 0,70% | 100,00% |
15º | BMW M5 | 11 | 0,82% | 24 | 2,40% | -54,17% |
16º | MERCEDES-AMG C43 | 10 | 0,75% | 21 | 2,10% | -52,38% |
17º | MERCEDES-AMG GT 63 S | 8 | 0,60% | 20 | 2,00% | -60,00% |
18º | CHEVROLET CORVETTE | 7 | 0,52% | 8 | 0,80% | -12,50% |
19º | MERCEDES-AMG C63 | 7 | 0,52% | 17 | 1,70% | -58,82% |
20º | MERCEDES-AMG CLS53 | 7 | 0,52% | 31 | 3,10% | -77,42% |
21º | MERCEDES-AMG A35 SEDAN | 6 | 0,45% | 0 | 0,00% | - |
22º | MERCEDES-AMG GT C/GT R | 5 | 0,37% | 1 | 0,10% | 400,00% |
23º | BMW SÉRIE 8 | 4 | 0,30% | 1 | 0,10% | 300,00% |
24º | MERCEDES-AMG CLA45 | 4 | 0,30% | 7 | 0,70% | -42,86% |
25º | MERCEDES-AMG GT 43 | 4 | 0,30% | 0 | 0,00% | - |
26º | MERCEDES-BENZ SLC | 4 | 0,30% | 7 | 0,70% | -42,86% |
27º | FERRARI 488 PISTA COUPÉ | 3 | 0,22% | 0 | 0,00% | - |
28º | FERRARI 488 PISTA SPIDER | 3 | 0,22% | 3 | 0,30% | 0,00% |
29º | MERCEDES-AMG E53 | 3 | 0,22% | 6 | 0,60% | -50,00% |
30º | FERRARI 812 | 2 | 0,15% | 1 | 0,10% | 100,00% |
31º | KIA STINGER | 2 | 0,15% | 2 | 0,20% | 0,00% |
32º | AUDI S3 / RS3 | 1 | 0,07% | 2 | 0,20% | -50,00% |
33º | BENTLEY CONTINENTAL GT | 1 | 0,07% | 1 | 0,10% | 0,00% |
34º | BMW M140i | 1 | 0,07% | 23 | 2,30% | -95,65% |
35º | BMW M4 | 1 | 0,07% | 9 | 0,90% | -88,89% |
36º | FERRARI 488 SPIDER | 1 | 0,07% | 3 | 0,30% | -66,67% |
37º | FERRARI F12 TDF | 1 | 0,07% | 1 | 0,10% | 0,00% |
38º | FERRARI F8 TRIBUTO | 1 | 0,07% | 0 | 0,00% | - |
39º | FERRARI PORTOFINO | 1 | 0,07% | 5 | 0,50% | -80,00% |
40º | LAMBORGHINI HURACAN | 1 | 0,07% | 5 | 0,50% | -80,00% |
41º | MERCEDES-AMG E63 | 1 | 0,07% | 6 | 0,60% | -83,33% |
42º | PORSCHE 918 | 1 | 0,07% | 0 | 0,00% | - |
|
| 1334 | 100,00% | 999 | 100,00% | 33,53% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Motor1.com