Segmento bastante procurado hoje foi inventado pela Motorrad em 1980

Gelände Strasse, ou campo e estrada em alemão. Este é o significado da sigla GS, a famosa linha da BMW Motorrad que está completando 40 anos em 2020. Em 1980, nascia a R 80 GS, uma moto que poderia rodar no asfalto e na terra sem comprometer tanto a capacidade fora-de-estrada quanto o uso diário, além de permitir viajar longas distâncias. O sucesso foi tanto que foram entregues 1,2 milhão de unidades neste tempo.

Nas competições, a R 80 GS foi campeã do Paris Dakar em 1981 na sua categoria, com destaque para o motor boxer, de cilindros contrapostos, algo que a marca manteve e evoluiu com os anos, sendo utilizado também em outras famílias da BMW Motorrad. Apenas em 1993, com a F 650 "Funduro", que apareceu o motor com apenas um cilindro. A R 1100 GS foi a primeira da categoria a ter freios ABS. 

A evolução seguiu por décadas. Em 2017, a BMW apresentou as F 750 GS e F 850 GS, sucessoras dos modelos com dois cilindros. Hoje, a gama aventureira tem até um modelo de entrada de baixa cilindrada, a G 310 GS, que abre a porta para as F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.

BMW Motorrad
BMW G310 GS Avaliação BR

Aos fãs da marca e da linha, a BMW Motorrad disponibilizou um ebook com a história completa (clique aqui), desde 1980 até os dias de hoje, passando pelas evoluções mecânicas e a carreira nas competições. 

Fotos: divulgação

Galeria: BMW R 1250 GS e R 1250 GS Adventure 2020