Considerado o principal lançamento da Toyota no segmento de SUVs neste ano, o tão falado Corolla Cross começará a ser vendido em breve com uma série de opções de personalização. No mercado asiático - onde já foi apresentado e entrará primeiro em oferta - o modelo poderá ser adquirido com dois pacotes específicos: Urban Sport e Adventure.

No primeiro caso, o kit incrementa o visual do SUV com detalhes em preto brilhante, apêndices aerodinâmicos, rodas com desenho próprio e combinação exclusiva e cores (com teto contrastante com a carroceria). No segundo, há revestimentos na cor prata, rodas com desenho mais aventureiro, proteções inferiores nos para-choques e base das portas e rack de teto com bagageiro, entre outros itens.

Galeria: Toyota Corolla Cross Urban Sport e Adventure

Em ambos os pacotes, o conjunto mecânico no mercado asiático é sempre o mesmo: motores 1.8 híbrido de 122 cv ou 1.8 aspirado tradicional de 142 cv. Dados divulgados na Tailândia indicam consumo médio de 23,25 km/litro no primeiro caso e 15,38 km/l no segundo. Especificamente no modelo asiático, as dimensões são de 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura e 1,615 m de altura enquanto o entre-eixos é de 2,640 m. Já a altura em relação ao solo é de 161 milímetros.

No Brasil, o Corolla Cross será lançado em 2021 e trará algumas particularidades. Para começar, além do motor 1.8 híbrido de 122 cv, ofertará o propulsor 2.0 aspirado de 177 cv que já equipa o Corolla sedã. Além disso, deverá ter construção mais próxima do três volumes no sentido de oferecer igual distância entre-eixos (2.700 mm, contra 2,640 m do tailandês) e suspensão traseira do tipo multilink (na Tailândia a marca optou pelo eixo de torção, mais simples e barato).

A produção será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), que vem recebendo R$ 1 bilhão em investimentos para preparação das linhas de montagem. Conhecido internamente pelo código 740B, o SUV terá como meta rivalizar diretamente com Jeep Compass, líder disparado do segmento, e com os futuros Ford Territory e Volkswagen Tarek.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com