Com o A45 S de 421 cv, a Mercedes-Benz e a AMG demonstraram que a guerra da potência não acabou. Claro, um hot hatch de sucesso precisa de mais do que uma quantidade alta de cavalos-vapor sob o capô, motivo pelo qual a marca da Daimler fez algo especial: um modo drift. Enquanto não sabemos se a Audi planeja algo semelhante, vários rumores dizem que o motor de cinco cilindros ficará mais potente.

Aproveitamos os flagras para antecipar como deve ficar a nova geração do RS3 Sportback. Das enormes entradas de ar na frente para os freios robustos nas laterais, é fácil perceber que estamos lidando com um modelo alguns passos acima do A3 normal. O S3 intermediário será lançado em breve com um pouco mais de 300 cv, enquanto o RS3 deve entregar uma potência acima dos 400 cv.

As últimas informações sugerem que pode chegar a 421 cv vindos do conhecido 2.5 turbo de cinco cilindros, enquanto algumas publicações alemãs estão dizendo que o RS3 Performance pode entregar quase 450 cv. Isso iria permitir que a Audi recupere a coroa que foi tomada pelo A45 S de hot hatch mais potente, mas ainda temos que ver se os rumores são verdadeiros.

A geração passada do RS3 teve uma vida difícil na Europa por causa das normas de emissões mais restritas, forçando a Audi Sport a encerrar as vendas do carro temporariamente. A fabricante acabou descobrindo uma forma de fazer com que o motor TFSI de cinco cilindros atenda as regras do WLTP e, desde então, já usou o propulsor nos novos RS Q3 e RS Q3 Sportback.

Galeria: Audi RS 3 Sportback 2021 - Projeção

Frank Michl, chefe de marketing e vendas da Audi Sport, disse à revista Auto Express que nós teremos que esperar "alguns meses" para ver o RS3 de verdade, e não comentou nada se o sedã será apresentado junto com o hatch. O motivo para a demora é que o S3 precisa estrear primeiro. Ele já foi visto sem camuflagem, o que indica que ele deve ser revelado em breve.

A boa notícia é que o Audi RS3 Sportback deve retornar ao Brasil assim que for lançado na Europa, já que a marca tem o costume de oferecer todos os modelos da linha RS no país. Provavelmente virá sob encomenda, como a fabricante fez com os lançamentos mais recentes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com