Os emplacamentos de picapes pequenas recuaram em junho quase 40% na comparação com o mesmo período de 2019, queda menor do que a média do mercado (-42,6%). Nem mesmo a líder passou ilesa: com 3.830 unidades, a Fiat Strada perdeu quatro em cada dez compradores. Atrás da VW Saveiro (1.613), esta última em baixa superior a 50%, a Chevrolet Montana (1.018) caiu apenas 4,3%.
Na faixa de cima, a Fiat Toro (3.029) repetiu a liderança de maio e abriu vantagem sobre as picapes mais próximas. O destaque, mais uma vez, coube à Ford Ranger, que deixou a Toyota Hilux (1.712) para trás por apenas 24 unidades (1.736 x 1.712).
Com a maior queda do top 5 (-49,7%), a Chevrolet S10 (1.443) repetiu o quarto lugar já no compasso de espera pela versão reestilizada, prevista para os próximos meses. Distante da briga principal, a VW Amarok (842) ficou mais próxima da Nissan Frontier (708), que normalmente tem ficado atrás da Mitsubishi L200 (606).
A Duster Oroch foi, mais uma vez, o destaque negativo. Com apenas 130 emplacamentos, a picape da Renault novamente ficou atrás da gigante Ram 2500 (229), que há um ano havia registrado apenas 1/10 do total atual.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/20 | MAI/20 | JUN/19 | % JUN 20 | % MAI 20 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT STRADA | 3830 | 1983 | 6415 | 59,27% | 63,50% | 93,14% | -40,30% |
2º | VW SAVEIRO | 1613 | 676 | 3257 | 24,96% | 21,65% | 138,61% | -50,48% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 1018 | 464 | 1064 | 15,75% | 14,86% | 119,40% | -4,32% |
4º | EFFA K01 | 1 | 0 | 11 | 0,02% | 0,00% | - | -90,91% |
|
| 6462 | 3123 | 10747 | 100,00% | 100,00% | 106,92% | -39,87% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/20 | MAI/20 | JUN/19 | % JUN 20 | % MAI 20 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | FIAT TORO | 3029 | 1662 | 4922 | 28,94% | 21,77% | 82,25% | -38,46% |
2º | FORD RANGER | 1736 | 1400 | 1871 | 16,58% | 18,34% | 24,00% | -7,22% |
3º | TOYOTA HILUX | 1712 | 1444 | 3043 | 16,35% | 18,92% | 18,56% | -43,74% |
4º | CHEVROLET S10 | 1443 | 1267 | 2871 | 13,78% | 16,60% | 13,89% | -49,74% |
5º | VW AMAROK | 842 | 725 | 1511 | 8,04% | 9,50% | 16,14% | -44,28% |
6º | NISSAN FRONTIER | 708 | 349 | 681 | 6,76% | 4,57% | 102,87% | 3,96% |
7º | MITSUBISHI L200 | 606 | 603 | 911 | 5,79% | 7,90% | 0,50% | -33,48% |
8º | RAM 2500 | 229 | 124 | 23 | 2,19% | 1,62% | 84,68% | 895,65% |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 130 | 47 | 1323 | 1,24% | 0,62% | 176,60% | -90,17% |
10º | EFFA V21 | 21 | 7 | 8 | 0,20% | 0,09% | 200,00% | 162,50% |
11º | EFFA V22 | 11 | 5 | 5 | 0,11% | 0,07% | 120,00% | 120,00% |
12º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
|
| 10468 | 7633 | 17169 | 100,00% | 100,00% | 37,14% | -39,03% |
NO 1º SEMESTRE
No acumulado de janeiro a junho, a Fiat Strada (22.851) ampliou a sua participação de mercado para 59,1%, apesar de ver reduzida para pouco mais de 10 mil unidades uma vantagem de quase 18 mil há um ano sobre a VW Saveiro (12.489). Terceira, a Chevrolet Montana (3.316) perdeu quase metade dos compradores.
Entre os modelos maiores, nenhuma picape do top 8 teve resultados positivos. Mantendo quase 30% dos emplacamentos da categoria, a Fiat Toro (19.776) viu cair para pouco mais de 5 mil unidades a sua vantagem em relação à Toyota Hilux (14.325). A Chevrolet S10 (9.576), por sua vez, sentiu a aproximação da Ranger (8.719), que recuou apenas 10,5%.
A VW Amarok (6.217), que no ano passado havia colado da representante da Ford, manteve o quinto lugar. Sexta colocada no ranking de 2019, a Renault Duster Oroch (2.188) perdeu quase 2/3 dos compradores e foi ultrapassada pela Mitsubishi L200 (3.626) e pela Nissan Frontier (3.576). Destaque para a nova Ram 2500 (803), que cresceu mais de 140%.
Picapes Pequenas | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2020 | % 2020 | 1º SEM. 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 |
1º | FIAT STRADA | 22851 | 59,09% | 36307 | 58,76% | -37,06% |
2º | VW SAVEIRO | 12489 | 32,29% | 18989 | 30,73% | -34,23% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 3316 | 8,57% | 6407 | 10,37% | -48,24% |
4º | EFFA K01 | 16 | 0,04% | 60 | 0,10% | -73,33% |
5º | EFFA K02 | 2 | 0,01% | 23 | 0,04% | -91,30% |
|
| 38674 | 100,00% | 61786 | 100,00% | -37,41% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||
POS. | MODELO | 1º SEM. 2020 | % 2020 | 1º SEM. 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 |
1º | FIAT TORO | 19776 | 28,69% | 28598 | 29,54% | -30,85% |
2º | TOYOTA HILUX | 14325 | 20,79% | 19810 | 20,46% | -27,69% |
3º | CHEVROLET S10 | 9576 | 13,89% | 14113 | 14,58% | -32,15% |
4º | FORD RANGER | 8719 | 12,65% | 9739 | 10,06% | -10,47% |
5º | VW AMAROK | 6217 | 9,02% | 9432 | 9,74% | -34,09% |
6º | MITSUBISHI L200 | 3626 | 5,26% | 4867 | 5,03% | -25,50% |
7º | NISSAN FRONTIER | 3576 | 5,19% | 3837 | 3,96% | -6,80% |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 2188 | 3,17% | 6034 | 6,23% | -63,74% |
9º | RAM 2500 | 803 | 1,17% | 333 | 0,34% | 141,14% |
10º | EFFA V21 | 67 | 0,10% | 20 | 0,02% | 235,00% |
11º | EFFA V22 | 36 | 0,05% | 9 | 0,01% | 300,00% |
12º | FORD F150 / F250 | 4 | 0,01% | 3 | 0,00% | 33,33% |
13º | SSANGYONG ACTYON SPORTS | 4 | 0,01% | 9 | 0,01% | -55,56% |
14º | LIFAN FOISON | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
15º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - |
|
| 68919 | 100,00% | 96805 | 100,00% | -28,81% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com