A Mercedes-Benz já começou a campanha de lançamento do novo Classe S, seu modelo mais luxuoso. Além de confirmar que ele será revelado em setembro, a marca revela que irá mostrar a nova geração de sua central multimídia, que estará no sedã topo de linha, no dia 8 de julho em uma apresentação online.

Esta apresentação desta semana será focada somente no sistema MBUX, que estreou no novo Classe A e só agora chegará ao Classe S. Ela aparece no teaser acima, mostrando a frente do carro além da enorme tela em forma de tablet, algo bem diferente dos displays usados nos modelos menores com a mesma tecnologia.

A tela em forma de tablet irá agrupar a maior parte dos controles, simplificando ainda mais o painel na comparação ao modelo atual - que já perdeu muitos dos botões físicos. Ainda não sabemos qual é o tamanho desta tela, mas ela parece muito com o display de 17" usado pela Tesla nos Model S e X.

O tamanho da tela faz com que ela concentre a maior parte dos comandos, e o teaser revela que terá os controles do ar-condicionado na parte de baixo e um generoso visor para a navegação na parte superior. Claro que o painel de instrumentos também será totalmente digital, e flagras recentes indicaram que o novo Classe S terá um head-up display avançado, que deve usar realidade aumentada para a navegação.

2020 Mercedes S-Class interior spy photo
2020 Mercedes S-Class interior spy photo

Já na mecânica, sabemos que o motor V12 continuará a mover o novo Classe S, mas ele pode aparecer somente na variante Maybach, já que o AMG S65 não terá uma nova geração. Pela primeira vez, a Mercedes irá oferecer este motor com tração integral, enquanto os propulsores de 6 e 8 cilindros adotarão um sistema híbrido-leve. Assim como na geração atual, alguns mercados podem receber motores de 4 cilindros.

A Mercedes-Benz também confirmou que irá oferecer o sedã com versões de entre-eixos normal, longo e extra-longo, assim como um sistema de esterçamento para as rodas traseiras. Ainda contará com tecnologia autônoma de nível 3, que eventualmente será atualizada para nível 4 - ou seja, o controle de cruzeiro fará curvas leves, mas pedindo atenção do motorista o tempo todo. No futuro, poderá andar sozinho em algumas estradas determinadas. A nova geração do Classe S usará uma plataforma totalmente nova que está em desenvolvimento desde 2015 e será adotada por diversos modelos da empresa nos anos seguintes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com