No 1º mês com resultados mais significativos desde o início dos impactos da pandemia, as listas dos modelos mais emplacados sofreram algumas alterações significativas. Entre os automóveis, os SUVs e crossovers mostraram sua força e registraram cinco modelos entre os dez preferidos.
O grande destaque do mês foi o T-Cross. Com 5.463 unidades, o Volkswagen conquistou uma inédita 3ª posição geral e ficou próximo dos líderes Chevrolet Onix (6.234) e Hyundai HB20 (5.792) – a diferença entre os dois nunca foi tão pequena. Separados por apenas 18 unidades, Jeep Renegade (4.092) e Chevrolet Tracker (4.075) completaram o top 5.
Quinto no ranking anterior, o Ford Ka (3.404) foi batido pelo VW Gol (3.908) e pelo Renault Kwid (3.547). Hyundai Creta (3.277) e Jeep Compass (3.234) completaram o quinteto de SUVs no top 10. Destaque negativo para o Chevrolet Onix Plus (3.040), ausente do pelotão de cima pela 1ª vez desde o lançamento.
Presentes entre os líderes no mês anterior, Fiat Argo (3.003) e VW Polo (2.955) desta vez ficaram de fora. 10º em maio, o Toyota Corolla (2.183) caiu para o 17º lugar. Outrora frequente no top 10, o Renault Sandero (1.362) emplacou menos do que o Renault Captur (1.367). Bastante dependente de vendas diretas, o Ford Ka Sedan teve outro mês ruim e foi apenas o 36º, com 827 unidades.
POS. | MODELO | JUN. 20 | % TOTAL | MAI. 20 | % TOTAL | % VAR. JUN/MAI | POS. MAI. |
1º | CHEVROLET ONIX | 6.234 | 6,09% | 3.296 | 7,47% | 89,14% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 5.792 | 5,66% | 2.218 | 5,03% | 161,14% | 2º |
3º | VW T-CROSS | 5.463 | 5,33% | 1.007 | 2,28% | 442,50% | 15º |
4º | JEEP RENEGADE | 4.092 | 4,00% | 1.293 | 2,93% | 216,47% | 11º |
5º | CHEVROLET TRACKER | 4.075 | 3,98% | 1.564 | 3,54% | 160,55% | 9º |
6º | VW GOL | 3.908 | 3,82% | 1.616 | 3,66% | 141,83% | 7º |
7º | RENAULT KWID | 3.547 | 3,46% | 1.818 | 4,12% | 95,10% | 3º |
8º | FORD KA | 3.404 | 3,32% | 1.719 | 3,89% | 98,02% | 5º |
9º | HYUNDAI CRETA | 3.277 | 3,20% | 1.123 | 2,54% | 191,81% | 13º |
10º | JEEP COMPASS | 3.234 | 3,16% | 1.255 | 2,84% | 157,69% | 12º |
11º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.040 | 2,97% | 1.681 | 3,81% | 80,84% | 6º |
12º | FIAT ARGO | 3.003 | 2,93% | 1.768 | 4,01% | 69,85% | 4º |
13º | VW POLO | 2.955 | 2,89% | 1.570 | 3,56% | 88,22% | 8º |
14º | FIAT MOBI | 2.631 | 2,57% | 992 | 2,25% | 165,22% | 16º |
15º | HONDA HR-V | 2.478 | 2,42% | 952 | 2,16% | 160,29% | 18º |
16º | NISSAN KICKS | 2.335 | 2,28% | 780 | 1,77% | 199,36% | 22º |
17º | TOYOTA COROLLA | 2.183 | 2,13% | 1.374 | 3,11% | 58,88% | 10º |
18º | VW VIRTUS | 1.933 | 1,89% | 962 | 2,18% | 100,94% | 17º |
19º | RENAULT DUSTER | 1.921 | 1,88% | 1.015 | 2,30% | 89,26% | 14º |
20º | FORD ECOSPORT | 1.737 | 1,70% | 851 | 1,93% | 104,11% | 19º |
21º | HYUNDAI HB20S | 1.597 | 1,56% | 824 | 1,87% | 93,81% | 20º |
22º | CHEVROLET SPIN | 1.436 | 1,40% | 511 | 1,16% | 181,02% | 29º |
23º | HONDA CIVIC | 1.418 | 1,38% | 664 | 1,50% | 113,55% | 23º |
24º | RENAULT CAPTUR | 1.367 | 1,33% | 322 | 0,73% | 324,53% | 39º |
25º | RENAULT SANDERO | 1.362 | 1,33% | 788 | 1,79% | 72,84% | 21º |
26º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.242 | 1,21% | 526 | 1,19% | 136,12% | 28º |
27º | HONDA FIT | 1.205 | 1,18% | 362 | 0,82% | 232,87% | 35º |
28º | VW VOYAGE | 1.198 | 1,17% | 601 | 1,36% | 99,33% | 25º |
29º | FIAT UNO | 1.107 | 1,08% | 630 | 1,43% | 75,71% | 24º |
30º | VW JETTA | 1.102 | 1,08% | 484 | 1,10% | 127,69% | 31º |
31º | FIAT CRONOS | 1.096 | 1,07% | 597 | 1,35% | 83,58% | 26º |
32º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.062 | 1,04% | 591 | 1,34% | 79,70% | 27º |
33º | RENAULT LOGAN | 1.043 | 1,02% | 279 | 0,63% | 273,84% | 41º |
34º | VW FOX | 957 | 0,93% | 507 | 1,15% | 88,76% | 30º |
35º | CITROËN C4 CACTUS | 947 | 0,92% | 365 | 0,83% | 159,45% | 34º |
36º | FORD KA SEDAN | 827 | 0,81% | 432 | 0,98% | 91,44% | 32º |
37º | TOYOTA YARIS SEDAN | 806 | 0,79% | 351 | 0,80% | 129,63% | 37º |
38º | VW UP | 789 | 0,77% | 331 | 0,75% | 138,37% | 38º |
39º | TOYOTA ETIOS HATCH | 750 | 0,73% | 379 | 0,86% | 97,89% | 33º |
40º | HONDA WR-V | 669 | 0,65% | 266 | 0,60% | 151,50% | 44º |
41º | VW TIGUAN | 668 | 0,65% | 199 | 0,45% | 235,68% | 46º |
42º | FIAT SIENA | 621 | 0,61% | 274 | 0,62% | 126,64% | 43º |
43º | NISSAN VERSA | 596 | 0,58% | 361 | 0,82% | 65,10% | 36º |
44º | CHEVROLET EQUINOX | 575 | 0,56% | 276 | 0,63% | 108,33% | 42º |
45º | BMW 320i | 507 | 0,50% | 217 | 0,49% | 133,64% | 45º |
46º | HONDA CITY | 475 | 0,46% | 158 | 0,36% | 200,63% | 49º |
47º | TOYOTA SW4 | 465 | 0,45% | 303 | 0,69% | 53,47% | 40º |
48º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 452 | 0,44% | 156 | 0,35% | 189,74% | 50º |
49º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 431 | 0,42% | 92 | 0,21% | 368,48% | - |
50º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 396 | 0,39% | 123 | 0,28% | 221,95% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 102.400 | 100,00% | 44.138 | 100,00% | 132,00% |
|
Comerciais leves
Entre os comerciais leves, a Fiat manteve a Strada (3.830) e a Toro (3.029) à frente. Vale ressaltar que a nova geração da líder, que começou a ser comercializada nos últimos dias de junho, deverá gerar resultados mais expressivos no ranking de julho. A grande disputa, no entanto, se deu pelo último lugar no pódio.
Com apenas 24 unidades a mais do que a Toyota Hilux (1.712), a Ford Ranger (1.736) venceu esta batalha pela 1ª vez. Fora do top 5 em maio, a VW Saveiro (1.613) voltou ao grupo, desalojando a Chevrolet S10 (1.443). Destaque para a Nissan Frontier (708) no top 10, logo atrás da VW Amarok (842), e para a Renault Duster Oroch (130) apenas em 19º.
POS. | MODELO | JUN. 20 | % TOTAL | MAI. 20 | % TOTAL | % VAR. JUN/MAI | POS. MAI. |
1º | FIAT STRADA | 3.830 | 18,80% | 1.983 | 15,87% | 93,14% | 1º |
2º | FIAT TORO | 3.029 | 14,87% | 1.662 | 13,30% | 82,25% | 2º |
3º | FORD RANGER | 1.736 | 8,52% | 1.400 | 11,20% | 24,00% | 4º |
4º | TOYOTA HILUX | 1.712 | 8,40% | 1.444 | 11,55% | 18,56% | 3º |
5º | VW SAVEIRO | 1.613 | 7,92% | 676 | 5,41% | 138,61% | 7º |
6º | CHEVROLET S10 | 1.443 | 7,08% | 1.267 | 10,14% | 13,89% | 5º |
7º | CHEVROLET MONTANA | 1.018 | 5,00% | 464 | 3,71% | 119,40% | 10º |
8º | FIAT FIORINO | 867 | 4,26% | 555 | 4,44% | 56,22% | 9º |
9º | VW AMAROK | 842 | 4,13% | 725 | 5,80% | 16,14% | 6º |
10º | NISSAN FRONTIER | 708 | 3,48% | 349 | 2,79% | 102,87% | 11º |
11º | MITSUBISHI L200 | 606 | 2,97% | 603 | 4,83% | 0,50% | 8º |
12º | RENAULT MASTER | 433 | 2,13% | 240 | 1,92% | 80,42% | 12º |
13º | VW EXPRESS | 395 | 1,94% | 77 | 0,62% | 412,99% | 16º |
14º | HYUNDAI HR | 368 | 1,81% | 216 | 1,73% | 70,37% | 14º |
15º | FIAT DUCATO | 340 | 1,67% | 237 | 1,90% | 43,46% | 13º |
16º | RAM 2500 | 229 | 1,12% | 124 | 0,99% | 84,68% | 15º |
17º | KIA K2500 | 177 | 0,87% | 65 | 0,52% | 172,31% | 17º |
18º | PEUGEOT EXPERT | 143 | 0,70% | 50 | 0,40% | 186,00% | 20º |
19º | RENAULT DUSTER OROCH | 130 | 0,64% | 47 | 0,38% | 176,60% | 21º |
20º | IVECO DAILY 35-150 | 116 | 0,57% | 13 | 0,10% | 792,31% | 27º |
21º | CITROËN JUMPY | 106 | 0,52% | 58 | 0,46% | 82,76% | 18º |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 106 | 0,52% | 25 | 0,20% | 324,00% | 24º |
23º | IVECO DAILY 30S13 | 88 | 0,43% | 27 | 0,22% | 225,93% | 23º |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 82 | 0,40% | 24 | 0,19% | 241,67% | 25º |
25º | IVECO DAILY 35S14 | 78 | 0,38% | 9 | 0,07% | 766,67% | 30º |
26º | PEUGEOT PARTNER | 28 | 0,14% | 37 | 0,30% | -24,32% | 22º |
27º | CITROËN JUMPER | 22 | 0,11% | 51 | 0,41% | -56,86% | 19º |
28º | EFFA V21 | 21 | 0,10% | 7 | 0,06% | 200,00% | 31º |
29º | PEUGEOT BOXER | 16 | 0,08% | 12 | 0,10% | 33,33% | 28º |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 14 | 0,07% | 15 | 0,12% | -6,67% | 26º |
31º | EFFA V22 | 11 | 0,05% | 5 | 0,04% | 120,00% | 32º |
32º | FOTON AUMARK 1039 | 10 | 0,05% | 11 | 0,09% | -9,09% | 29º |
33º | JAC V260 | 10 | 0,05% | 2 | 0,02% | 400,00% | 36º |
34º | IVECO DAILY | 8 | 0,04% | 2 | 0,02% | 300,00% | 35º |
35º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 7 | 0,03% | 2 | 0,02% | 250,00% | 37º |
36º | IVECO DAILY 30-130 | 5 | 0,02% | 1 | 0,01% | 400,00% | 39º |
37º | MERCEDES-BENZ VITO | 5 | 0,02% | 0 | 0,00% | - | - |
38º | BYD T3 | 4 | 0,02% | 0 | 0,00% | - | - |
39º | EFFA V25 | 3 | 0,01% | 1 | 0,01% | 200,00% | 38º |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 3 | 0,01% | 1 | 0,01% | 200,00% | 41º |
41º | CHEVROLET C10 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | CHEVROLET EXPRESS | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
43º | EFFA K01 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | FORD F75 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
45º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 1 | 0,00% | 2 | 0,02% | -50,00% | 34º |
46º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
47º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
48º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
49º | VW KOMBI | 1 | 0,00% | 1 | 0,01% | 0,00% | 43º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 20.372 | 100,00% | 12.497 | 100,00% | 63,02% |
|
Fonte: Fenabrave