Os impactos da pandemia do novo coronavírus continuaram a serem sentidos na Europa em maio. De acordo com a ACEA, entidade que reúne fabricantes no Velho Continente, foram comercializados nos países da União Europeia, além de Noruega, Islândia, Suíça e Reino Unido, 623.812 veículos novos no mês passado - uma queda de quase 57% em relação a 2019.
O resultado só não foi pior porque a redução em grandes mercados como Alemanha, Itália e França foi inferior à esperada. Conforme o Best Selling Cars Blog, este foi o pior mês de maio desde 1990. No acumulado de 2020 (3.969.714) já são quase 3 milhões de unidades a menos. Mostrando importância cada vez maior, os modelos híbridos e elétricos representaram 15% do total do mês passado – há um ano, eram 7%.
Na disputa entre as montadoras, as quatro primeiras colocadas – Volkswagen (68.856), Renault (45.823), Peugeot (40.689) e Mercedes-Benz (38.107) – repetiram as mesmas posições ocupadas no acumulado do ano, com a última tendo a menor retração do top 10 na comparação com 2019 (-50,9%). Destaque negativo para a Opel/Vauxhall (24.945), que perdeu quase 70% de seus compradores.
Na disputa entre modelos, os franceses foram os grandes destaques. Com 16.028 unidades, o Renault Clio liderou as vendas pela 2ª vez no ano – a outra foi em fevereiro. Mostrando a boa recepção da nova geração, o Peugeot 208 (10.977) completou o pódio e é esperado para breve no Brasil, com a produção na Argentina já iniciada. Entre os dois, o VW Golf (13.125) foi prejudicado pela interrupção das entregas por falha identificada em um software.
Logo atrás do Dacia Sandero (10.651), mais um francês: o Renault Captur, com 10.047 unidades, liderou entre os SUVs/crossovers. Completando quatro modelos da atual campeã mundial de futebol masculino no top 10, o Citroën C3 (8.712) foi o 9º. Voltando a falar da Dacia, a marca romena também emplacou o Duster (9.041) entre os mais vendidos.
POS. | MODELO | MAI.20 | % MERCADO | MAI.19 | % VARIAÇÃO |
1 | RENAULT CLIO | 16.028 | 2,6% | 32.803 | -51,1% |
2 | VW GOLF | 13.125 | 2,1% | 35.972 | -63,5% |
3 | PEUGEOT 208 | 10.977 | 1,8% | 20.430 | -46,3% |
4 | DACIA SANDERO | 10.651 | 1,7% | 22.234 | -52,1% |
5 | RENAULT CAPTUR | 10.047 | 1,6% | 18.500 | -45,7% |
6 | VW T-ROC | 9.727 | 1,6% | 19.076 | -49,0% |
7 | OPEL/VAUXHALL CORSA | 9.451 | 1,5% | 20.013 | -52,8% |
8 | DACIA DUSTER | 9.041 | 1,4% | 20.542 | -56,0% |
9 | CITROËN C3 | 8.712 | 1,4% | 19.414 | -55,1% |
10 | VW TIGUAN | 8.689 | 1,4% | 19.165 | -54,7% |
POS. | MARCA | MAI.20 | % MERCADO | MAI.19 | % VARIAÇÃO |
1 | VOLKSWAGEN | 68.856 | 11,0% | 160.227 | -57,0% |
2 | RENAULT | 45.823 | 7,3% | 98.360 | -53,4% |
3 | PEUGEOT | 40.689 | 6,5% | 88.820 | -54,2% |
4 | MERCEDES-BENZ | 38.107 | 6,1% | 77.594 | -50,9% |
5 | AUDI | 33.071 | 5,3% | 71.237 | -53,6% |
6 | SKODA | 32.307 | 5,2% | 70.085 | -53,9% |
7 | FORD | 32.223 | 5,2% | 84.658 | -61,9% |
8 | FIAT | 32.062 | 5,1% | 73.971 | -56,7% |
9 | BMW | 31.901 | 5,1% | 76.433 | -58,3% |
10 | TOYOTA | 31.720 | 5,1% | 68.941 | -54,0% |
11 | CITROËN | 27.344 | 4,4% | 61.375 | -55,4% |
12 | DACIA | 25.296 | 4,1% | 55.027 | -54,0% |
13 | OPEL/VAUXHALL | 24.945 | 4,0% | 82.565 | -69,8% |
14 | HYUNDAI | 21.397 | 3,4% | 47.780 | -55,2% |
15 | KIA | 21.082 | 3,4% | 45.106 | -53,3% |
16 | SEAT | 17.052 | 2,7% | 49.949 | -65,9% |
17 | VOLVO | 14.626 | 2,3% | 30.041 | -51,3% |
18 | NISSAN | 11.180 | 1,8% | 33.237 | -66,4% |
19 | MAZDA | 7.733 | 1,2% | 19.507 | -60,4% |
20 | MINI | 7.730 | 1,2% | 15.698 | -50,8% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 623.812 | ... | 1.444.173 | -56,8% |
| ACUMULADO | 3.969.714 | ... | 6.936.184 | -42,8% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça + Reino Unido.
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog