Com dimensões compactas e grande capacidade de carga, os pequenos furgões são ferramentos de trabalho principalmente em pequenas empresas ou firmas de logística, principalmente em ambiente urbano, onde seu porte facilita o uso. Hoje, apenas Peugeot Partner e Fiat Fiorino são as duas opções de um segmento que já teve mais representantes. 

Lançada em 2013 como linha 2014, a atual Fiorino é praticamente um Uno sem qualquer mudança desde então. Com foco em trabalho, mantém até mesmo o interior intocado e o motor 1.4 Fire de até 88 cv e 12,5 kgfm de torque, mas a própria marca já falou sobre novidades para o furgão em 2021. E ele deve trazer muito do que vimos recentemente na nova Strada

Projeção: Fiat Fiorino 2022
Lanternas verticais...
Projeção: Fiat Fiorino 2022
...ou da Strada?

Todo o trabalho feito aqui é do designer digital Renato Aspromonte, do OverboostBR. Se o design dianteiro é o mesmo da picape, na traseira o destaque fica, lógico, para o grande compartimento de cargas. Com a vantagem do amplo baú, a Fiorino deve manter o sistema de suspensão traseiro por mola semi-elíptica, assim como na Strada, mas revisado para ficar mais confortável e leve, como aconteceu na picape. As lanternas seguem verticais - até fizemos uma projeção com a mesma lanterna da Strada para ver como ficava - e a tampa se mantém dividida em duas partes, o que facilita o uso no dia a dia. 

Como a Strada, a Fiorino deve manter o motor 1.4 Fire em linha, assim como a direção hidráulica por uma questão de facilidade de manutenção, além de custos. Mas pode receber o 1.3 Firefly com direção elétrica em uma versão mais equipada, além da possibilidade de ter inclusive sistema multimídia com espelhamento de smartphones. Compartilhando a arquitetura eletrônica, o furgão não deve ser esquecido e deve receber os controles de tração e estabilidade em todas as versões, também como aconteceu com a picape. 

A estreia deverá acontecer no próximo ano.

Galeria: Projeção: Fiat Fiorino 2022

Envie seu flagra! flagra@motor1.com