Próxima grande investida da Hyundai no segmento de SUVs em mercados emergentes, a variante de 7 lugares da nova geração do Creta poderá ganhar batismo independente quando for lançada em 2021. Conforme explica a imprensa da Índia - primeiro país a receber a novidade -, o modelo poderá chegar às lojas com o nome de Alcazar, algo inédito dentro da marca.

O termo já foi registrado junto a órgãos oficiais indianos e remete à fortalezas e castelos. A ideia seria associar o SUV a algo espaçoso e refinado, de modo a evidenciar características como a capacidade para carregar até 7 pessoas (dispostas em 3 fileiras de assentos) e a qualidade do acabamento interno.

Galeria: Projeção: Hyundai Creta 2021 com 7 lugares

Na comparação com o Creta mais curto, o Alcazar terá teto ligeiramente mais alto e plano, de modo a acompanhar o comprimento extra da carroceria. As medidas exatas ainda são desconhecidas, mas especulações recentes adiantam que a distância entre-eixos será ampliada em pelo menos 30 milímetros. Para efeito de comparação, o Creta convencional mede 4,27 metros de comprimento e conta com 2,61 metros de entre-eixos. O peso, que atualmente varia entre 1.150 kg e 1.200 kg, também será afetado.

Outra alteração importante será verificada no design da traseira, como já adiantado em flagras recentes. As lanternas serão maiores e terão arranjo interno de luzes exclusivo, formando mais um ponto de diferenciação em reação ao Creta mais curto. Também serão próprias as rodas e o desenho das janelas traseiras.

Sob o capô, serão mantidas as mesmas opções de motorização do modelo original. Na Índia, a Hyundai oferta os propulsores 1.5 de 115 cv, 1.4 turbo de 140 cv e 1.5 turbodiesel também na casa dos 115 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas.

Novo Hyundai Creta - Índia

Novo Creta no Brasil

No Brasil, a estreia da nova geração do Creta é aguardada para 2021. Considerando que o SUV começou a ser vendido por aqui em 2017, a renovação visual deverá acontecer ainda no primeiro semestre. O lançamento terá papel estratégico dentro dos planos da Hyundai, principalmente levando em conta o acirramento da concorrência nos últimos meses e a chegada de rivais como Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Mas ainda é cedo para sabermos se a versão de 7 lugares também está nos planos da filial brasileira.

Projeções: IAB

Envie seu flagra! flagra@motor1.com